O estudo da carta como aparato para escrita de textos crítico-reflexivos no Programa de Residência Pedagógica.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUTFPR-
Autor(es): dc.creatorgabriella viana muller-
Autor(es): dc.creatorLuiz Miguel Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:33:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:33:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91527-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91527-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho traz resultados da produção e aplicação de uma sequência didática com o gênero carta durante a participação no Programa de Residência Pedagógica em língua portuguesa RESPELPO (UTFPR/CAPES 06/2018). Temos como objetivo refletir sobre o ensino de diferentes tipos de carta em duas turmas de magistério do primeiro ano de Ensino Médio com fins de aprimorar suas capacidades formativas e transformativas nesse gênero. Nesse sentido, trazemos um recorte dessa aplicação, realizada no momento de intervenção pedagógica do RESPELPO, com a apresentação de dados sobre a escrita dos textos no que se refere à planificação, conteúdos, situação discursiva (intenção, destinatários, enunciadores), textualização, revisão e retextualização. Pretendemos apresentar o gênero carta como forma de incitação à ação crítico-reflexiva por parte dos estudantes, ou seja, desenvolver capacidades críticas de modo a formar cidadãos esclarecidos, capazes de questionar, refletir e debater assuntos por meio do gênero carta. Para tanto, foi realizada uma sequência didática segundo o modelo de Scneuwly & Dolz (2004) e de elementos para uma sequência didática de Cassany (1999). Sobre o gênero carta, usamos o trabalho de Köche (2013) e Marcuschi (2008). As produções versaram sobre a temática “do crime no rompimento das barragens da Vale” e, posteriormente, sobre “cortes na educação pública”, levantando a hipótese que a relação com as informações apresentadas e o conhecimento de mundo dos alunos possibilitariam desenvolver suas capacidades críticas. Observamos que o uso do gênero carta ampliou o leque de possibilidades argumentativas, conceituais e procedimentais dos alunos no momento de sua escrita, resultado observado entre a primeira produção e a produção final. Nesses limites, os alunos mostraram ter se beneficiado das atividades desenvolvidas pelos residentes no programa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectsequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectcarta-
Palavras-chave: dc.subjectensino-
Título: dc.titleO estudo da carta como aparato para escrita de textos crítico-reflexivos no Programa de Residência Pedagógica.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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