
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | UTFPR | - |
| Autor(es): dc.creator | gabriella viana muller | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:34:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:34:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91526 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91526 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho traz resultados da produção e aplicação de uma sequência didática com o gênero carta durante a participação no Programa de Residência Pedagógica em língua portuguesa RESPELPO (UTFPR/CAPES 06/2018). Temos como objetivo refletir sobre o ensino de diferentes tipos de carta em duas turmas de magistério do primeiro ano de Ensino Médio com fins de aprimorar suas capacidades formativas e transformativas nesse gênero. Nesse sentido, trazemos um recorte dessa aplicação, realizada no momento de intervenção pedagógica do RESPELPO, com a apresentação de dados sobre a escrita dos textos no que se refere à planificação, conteúdos, situação discursiva (intenção, destinatários, enunciadores), textualização, revisão e retextualização. Pretendemos apresentar o gênero carta como forma de incitação à ação crítico-reflexiva por parte dos estudantes, ou seja, desenvolver capacidades críticas de modo a formar cidadãos esclarecidos, capazes de questionar, refletir e debater assuntos por meio do gênero carta. Para tanto, foi realizada uma sequência didática segundo o modelo de Scneuwly & Dolz (2004) e de elementos para uma sequência didática de Cassany (1999). Sobre o gênero carta, usamos o trabalho de Köche (2013) e Marcuschi (2008). As produções versaram sobre a temática “do crime no rompimento das barragens da Vale” e, posteriormente, sobre “cortes na educação pública”, levantando a hipótese que a relação com as informações apresentadas e o conhecimento de mundo dos alunos possibilitariam desenvolver suas capacidades críticas. Observamos que o uso do gênero carta ampliou o leque de possibilidades argumentativas, conceituais e procedimentais dos alunos no momento de sua escrita, resultado observado entre a primeira produção e a produção final. Nesses limites, os alunos mostraram ter se beneficiado das atividades desenvolvidas pelos residentes no programa. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | O estudo da carta como aparato para escrita de textos crítico-reflexivos no Programa de Residência Pedagógica | - |
| Título: dc.title | Residência Pedagógica, sequência didática, carta, ensino. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: