
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pamela Tricate | - |
| Autor(es): dc.creator | Sabrina Castro | - |
| Autor(es): dc.creator | Jaluza Duarte | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:39:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:39:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91524 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91524 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência permitida por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como foco uma aluna com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do 4º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Padre Rômulo Zanchi de Santa Maria – RS. Os objetivos da equipe PIBID – Educação Especial englobam o Ensino Colaborativo (EC), Atendimento Educacional Especializado Individualizado (AEEI) e Produção de Recursos Pedagógicos. Os presentes eixos resultam da demanda pedagógica das escolas no desenvolvimento de alunos considerados público-alvo da educação especial (alunos deficientes, alunos com transtornos globais do desenvolvimento e alunos com altas habilidades/superdotação), visto que, a superação das barreiras que dificultam a aprendizagem e a necessidade do enriquecimento curricular destes alunos requerem a interlocução do professor do Ensino Regular e do professor do Atendimento Educacional Especializado. Diante desse contexto, a turma do 4º é acompanhada por uma acadêmica de Educação Especial (EE), durante dois turnos por semana por meio do EC. Por intermédio de tais circunstâncias, pode-se observar que a estudante com TEA possui uma hipersensibilidade auditiva, sendo que essa condição dificulta as intervenções e, também, a participação da estudante em sala de aula regular. Essa característica instigou a acadêmica a pesquisar sobre as possíveis causas, visto que, segundo Gomes, Pedroso, Wagner (2008, p.281) “Em relação à hipersensibilidade auditiva, utilizando o limiar de desconforto, 63% dos autistas não suportam estímulos acima de 80dB.”. Refletindo também sobre as possibilidades de adequações ao ambiente escolar. A inserção no contexto escolar proporcionou a acadêmica acesso à prática, fazendo com que buscasse alternativas para ampliar o conhecimento. Além disso, percebeu-se que características do sujeito com TEA podem dificultar sua inclusão escolar, sendo a hipersensibilidade auditiva uma delas. Para o segundo semestre de 2019 espera-se continuar a proposta de EC e atuar diante dessa característica, propondo intervenções viáveis para o contexto escolar. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | iniciação à docência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | hipersensibilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | TEA. | - |
| Título: dc.title | Hipersensibilidade Auditiva e o Transtorno do Espectro Autista: obstáculos e reflexões sobre a característica diante do contexto escolar inclusivo. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: