
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Christian Borowski Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:28:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:28:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91522 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91522 | - |
| Descrição: dc.description | O presente projeto busca apresentar e introduzir o uso do método científico para alunos do 5° ano do ensino fundamental, assim como visando capacitar os alunos para desenvolver trabalhos de caráter científico com autonomia. O projeto se originou a partir de três momentos, o primeiro momento foi a aplicação de um trabalho de geografia, em que os alunos deviam pesquisar uma informação específica sobre alguma região do Brasil, tais como: o clima, o relevo, o bioma, entre outras características. Na aplicação deste primeiro trabalho notou-se uma grande dificuldade por parte dos alunos para coletar informações pela internet. No segundo momento os alunos tinham de trazer informações sobre algumas religiões, estes dados foram digitados no word. Neste segundo momento se notou uma dificuldade dos alunos para a utilização do word, tanto para digitalização quanto para o uso das ferramentas disponíveis na plataforma. O terceiro momento foi durante uma aula em que os alunos leram um texto coletivamente e após a leitura foi entregue a eles uma folha com algumas atividades e questões. Ao receberem as atividades os alunos demonstraram uma pequena falta de autonomia para a interpretação e entendimento das instruções. A partir dos problemas citados a cima se iniciou o desenvolvimento de um projeto com os alunos, em que serão elaboradas aulas ensinando a realizar pesquisa/ coleta de dados, digitação e o uso básico do word, também se pretende trabalhar com os alunos a plataforma do power point ou meios para apresentações de trabalhos. Fora a área de pesquisa e criação/organização de conteúdo se pretende ajudar os alunos com a interpretação de textos e a autonomia pessoal. Não consta neste resumo a discussão dos resultados e das considerações finais porque o projeto se encontra em estado inicial. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Introdução;científico,autonomia. | - |
| Título: dc.title | Introdução ao método científico para alunos do 5° ano | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: