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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ana Flávia Carvalho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:41:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:41:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91520 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91520 | - |
| Descrição: dc.description | O trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática (SD) e resultados de sua aplicação com base em retextualizações do gênero discursivo notícia. Na SD analisou-se discursivamente o que os discentes compreendiam sobre a temática proposta “ o conceito de marginalidade". A proposta foi aplicada durante do processo de intervenção no Programa de Residência Pedagógica (CAPES 06/2018), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, entre alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba/Paraná. A SD possuiu como propósito fundamental, a compreensão das características identificadas pelos estudantes como parte do gênero. Buscou-se entender também, o que os alunos compreendiam como "marginalidade" com base na música que escolheram para retextualizar pelo formato de notícia. Para tanto, utilizou-se como preceitos metodológicos parte do modelo de SD de Schneuwly e Dolz (2004) e o esquema para uma SD de Cassany (1999). Para entendimento de gênero e sobre notícia, a contextualização realizada por Köche, Marinello e Boffe (2012) e Bakhtin (1973); no que se refere ao registro, Travaglia (2005). As intervenções iniciaram em uma aula expositiva dialogada sobre o que os alunos entendiam como notícia e quais características as diferenciavam de outros textos. Durante as intervenções, foram explorados textos de apoio retirados de diversos veículos de comunicação e propostas de retextualização apresentadas pela UFPR em dois vestibulares. A escolha desses escritos se deu, essencialmente, pela avaliação final dos alunos, que foi a retextualização de uma música para uma notícia a partir do que eles compreendiam por “marginalidade”. Por fim, houve uma aula destinada à reescrita das produções iniciais, procurando efetuar uma análise linguística diante da inadequação textual de cada aluno. Os resultados obtidos a partir da SD supracitada mostraram que os alunos apresentaram melhora com relação à planificação e a abordagem da temática, assim como apresentaram uma maior compreensão e interesse pela proposta por sentirem que eles faziam parte do processo de escrita, trazendo músicas do cotidiano deles e aplicando o que eles entendiam como função social da notícia. Quanto aos elementos linguísticos, por outro lado, demonstraram ainda possuir em sua escrita falhas de coesão e coerência entre as informações, o que nos leva a concluir que ainda que tenham conhecimento sobre a estrutura e os aspectos sociodiscursivos do gênero, apresentam limitações quanto à língua. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Notícia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | retextualização, ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | residência pedagógica. | - |
| Título: dc.title | Estudo do conceito de marginalidade em uma proposta de retextualização da notícia no Programa de Residência Pedagógica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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