Estudo do conceito de marginalidade em uma proposta de retextualização da notícia no Programa de Residência Pedagógica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAna Flávia Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:41:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:41:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91520-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91520-
Descrição: dc.descriptionO trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática (SD) e resultados de sua aplicação com base em retextualizações do gênero discursivo notícia. Na SD analisou-se discursivamente o que os discentes compreendiam sobre a temática proposta “ o conceito de marginalidade". A proposta foi aplicada durante do processo de intervenção no Programa de Residência Pedagógica (CAPES 06/2018), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, entre alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba/Paraná. A SD possuiu como propósito fundamental, a compreensão das características identificadas pelos estudantes como parte do gênero. Buscou-se entender também, o que os alunos compreendiam como "marginalidade" com base na música que escolheram para retextualizar pelo formato de notícia. Para tanto, utilizou-se como preceitos metodológicos parte do modelo de SD de Schneuwly e Dolz (2004) e o esquema para uma SD de Cassany (1999). Para entendimento de gênero e sobre notícia, a contextualização realizada por Köche, Marinello e Boffe (2012) e Bakhtin (1973); no que se refere ao registro, Travaglia (2005). As intervenções iniciaram em uma aula expositiva dialogada sobre o que os alunos entendiam como notícia e quais características as diferenciavam de outros textos. Durante as intervenções, foram explorados textos de apoio retirados de diversos veículos de comunicação e propostas de retextualização apresentadas pela UFPR em dois vestibulares. A escolha desses escritos se deu, essencialmente, pela avaliação final dos alunos, que foi a retextualização de uma música para uma notícia a partir do que eles compreendiam por “marginalidade”. Por fim, houve uma aula destinada à reescrita das produções iniciais, procurando efetuar uma análise linguística diante da inadequação textual de cada aluno. Os resultados obtidos a partir da SD supracitada mostraram que os alunos apresentaram melhora com relação à planificação e a abordagem da temática, assim como apresentaram uma maior compreensão e interesse pela proposta por sentirem que eles faziam parte do processo de escrita, trazendo músicas do cotidiano deles e aplicando o que eles entendiam como função social da notícia. Quanto aos elementos linguísticos, por outro lado, demonstraram ainda possuir em sua escrita falhas de coesão e coerência entre as informações, o que nos leva a concluir que ainda que tenham conhecimento sobre a estrutura e os aspectos sociodiscursivos do gênero, apresentam limitações quanto à língua.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectNotícia-
Palavras-chave: dc.subjectretextualização, ensino-
Palavras-chave: dc.subjectresidência pedagógica.-
Título: dc.titleEstudo do conceito de marginalidade em uma proposta de retextualização da notícia no Programa de Residência Pedagógica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.