
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Marcia Biezeki | - |
| Autor(es): dc.creator | Samantha Guérios | - |
| Autor(es): dc.creator | Berenice Silveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Cleonice Tavares | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:50:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:50:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91519 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91519 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho pretende abordar a importância do Programa Residência Pedagógica na aproximação entre Ensino Superior e Educação Básica. Objetiva apresentar os resultados preliminares no decorrer do subprojeto de Pedagogia no Programa Residência Pedagógica. Desse modo, fundamenta-se nos documentos legais e institucionais que permitiram a execução do subprojeto de Pedagogia do IFPR Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas desenvolvido nas escolas da rede municipal de Palmas-PR. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa dos dados e numa abordagem materialista histórica. Apresenta os autores Duarte (2016) e Martins (2013), utiliza-se também os Editais de Seleção de Bolsista e de receptores para participar do programa de iniciação à Docência Residência Pedagógica, a Resolução 02/2017 que orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o Projeto Político Pedagógico das escolas participantes. O artigo divide-se em três seções. A primeira seção abordará a implantação do programa Residência Pedagógica e a aprovação do subprojeto de Pedagogia, seus o encaminhamento desde a seleção dos residentes, preceptores até a saída dos primeiros residentes formados em Pedagogia em março de 2019. A segunda seção aborda as propostas de leituras desenvolvidas até este momento considerando sua importância na compreensão do programa e sua relevância na construção de uma consciência crítica frente ao trabalho de formação de professores para a Educação Básica. E a terceira seção traz os resultados preliminares do subprojeto de Pedagogia. Ne nesse sentido, vale ressaltar que os resultados aqui apresentados se valem do recorte temporal dos oito meses iniciais do Programa Residência Pedagógica, entre agosto/2018 e março/2019. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente. Programa de Iniciação à docência. Aperfeiçoamento Profissional | - |
| Título: dc.title | O SUBPROJETO DE PEDAGOGIA - IFPR CAMPUS PALMAS E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: