O INÍCIO DE UMA TRAJETÓRIA: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE MINISTRAR UMA AULA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLucas Bouvie-
Autor(es): dc.creatorThalia Loterio-
Autor(es): dc.creatorMaicon de Aguiar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:28:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:28:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91518-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91518-
Descrição: dc.descriptionNo segundo semestre de 2018, enquanto acadêmicos do curso de história da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), preparamos e aplicamos aulas para estudantes de um segundo ano na Escola de Ensino Médio Professora Elza Henriqueta Techentin Pacheco. Esse processo ocorreu por intermédio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Capes/CNPQ, com a supervisão do professor da escola, Maicon Roberto Poli de Aguiar. Tivemos o desafio de ministrarmos uma aula sobre a temática “Escola Sem Partido”, um tema contemporâneo que exigiu pensarmos uma metodologia em que os/as estudantes se interessassem e interagissem, entendendo que os/as mesmos/as fazem parte desse processo enquanto sujeitos ativos. Pensando essas questões pautamos esse trabalho nos seguintes objetivos: identificar a relevância do PIBID na formação docente; compreender os desafios na elaboração de uma aula e as dificuldades em pensarmos didáticas diferenciadas em um sistema educacional com uma orientação pedagógica muitas vezes tecnicista.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID, mediação, Escola Sem Partido, primeira experiência docente-
Título: dc.titleO INÍCIO DE UMA TRAJETÓRIA: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE MINISTRAR UMA AULA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.