
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Franciele Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Lucas Viola | - |
| Autor(es): dc.creator | Alex Caniceiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Márcia Figueiredo | - |
| Autor(es): dc.creator | Rubens Floro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:14:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:14:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91517 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91517 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo aborda as principais dificuldades encontradas por um professor de ensino público para se trabalhar com as tecnologias da informação e comunicação (TIC) como ferramenta metodológica em suas aulas. Cabe destacar que os dados obtidos foram construídos a partir de algumas experiências práticas vivenciadas pelos alunos participantes do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Os residentes em questão são alunos do Curso de Licenciatura em Química, sendo estes dados levantados durante o primeiro semestre de 2019. A pesquisa foi realizada em um colégio público da cidade de Londrina, onde as aulas assistidas e ministradas foram realizadas nos 1°, 2° e 3° anos do ensino médio. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | regência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | planejamento. | - |
| Título: dc.title | INSERÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: