
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Vinicius da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Beatriz Schmitke | - |
| Autor(es): dc.creator | Edna Sakon | - |
| Autor(es): dc.creator | Glaci Walesko | - |
| Autor(es): dc.creator | Nathália Stella | - |
| Autor(es): dc.creator | Nicole Cassimiro de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:42:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:42:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91516 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91516 | - |
| Descrição: dc.description | No seguinte trabalho, apresentamos a Intervenção Pedagógica, uma das atribuições dos bolsistas alunos da Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR, do Programa Residência Pedagógica, que foi implementada no Colégio Estadual Santa Cândida, CT/PR, colégio participante do Programa. A necessidade da implementação dessa intervenção pedagógica se deu devido aos problemas de bullying relatados e constatados no colégio no 2º semestre de 2018, data em que os residentes inicialmente foram inseridos na escola como parte do programa. Com a finalidade de promover a sensibilização e conscientização dos estudantes para que fosse possível minimizar os casos de bullying que vinham ocorrendo na escola, especialmente nas turmas dos nonos anos onde os relatos de práticas ofensivas foram mais frequentes, os residentes em ação conjunta com a professora preceptora Glaci Walesko, elaboraram uma intervenção em que os alunos puderam estudar e refletir sobre o tema Bullying -no Brasil também conhecido como intimidação sistemática -, utilizando-se de conteúdos matemáticos, além de analisar dados obtidos através de uma pesquisa quantitativa realizada com os próprios estudantes com o intuito de que, em um primeiro momento, os residentes tomassem conhecimento sobre o que os alunos sabiam a respeito do tema. Após a pesquisa e a análise dos dados obtidos, iniciou-se o projeto de tratamento da informação e conscientização. Foram utilizados, além de outros conteúdos matemáticos, gráficos, regra de três, porcentagem, construção angular e interpretação de texto, para que os alunos pudessem comparar os dados obtidos através da pesquisa, percebendo quão significativo foram os números encontrados e que pudessem refletir sobre eles, tendo em vista que esses resultados retratavam a realidade que vivenciavam na escola. Dessa forma, o objetivo da Intervenção Pedagógica realizada é que os alunos fossem tocados a desenvolverem novas atitudes e formas de relacionarem-se, tornando o colégio um espaço mais confortável e receptivo a todos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conscientização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gráficos. | - |
| Título: dc.title | INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: A MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO BULLYING | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: