
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Estadual de Ponta Grossa | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernanda Penteado | - |
| Autor(es): dc.creator | Bianca Hoffmann de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Carla Silvia Pimentel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:29:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:29:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91515 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91515 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma prática pedagógica realizada com alunos do ensino médio em aulas de Geografia em que foi desenvolvida a produção de charges. O processo de aprendizagem vem se transformando rapidamente nas últimas décadas, e com ele a evolução dos recursos didáticos decorrentes da transformação tecnológica disponíveis. O uso charge em processo criativo em aulas de Geografia teve como objetivo, tratar de forma crítica alguns conceitos abordados, motivando o aluno à livre expressão de suas compreensões conceituais, já que a ciência geográfica também tem como finalidade formar cidadãos com criticidade. A mera transmissão de conteúdos em sala de aula não possibilita a refletir sobre o espaço geográfico e seus diferentes aspectos de organização. As charges, usualmente, relacionam desenhos satíricos sobre política e cultura, e, além de despertar senso crítico nos estudantes, torna as aulas mais flexíveis e agradáveis, permite que os alunos relacionem o conteúdo escolar com a realidade vivida, estimulando a reflexão acerca da sociedade, condições importantes para um aprendizado significativo dos conteúdos geográficos. Considerando a importância do uso da charge, foram ministradas, durante treze aulas, conteúdos sobre a Região Norte do Brasil e a charge foi empregada como instrumento de avaliação, no final do trabalho do tema. As produções revelaram que a grande maioria dos alunos optou por tratar do desmatamento da Amazônia, com destaque para a retirada da vegetação em benefício da criação bovina, que a estrutura da linguagem foi compreendida pelo grupo, pois usaram de sátiras para expressarem suas opiniões. Como avaliação possibilitou a livre expressão do tema pelos alunos, além de revelar a criatividade e habilidades para o desenho. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | charge | - |
| Palavras-chave: dc.subject | recurso didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de geografia | - |
| Título: dc.title | O uso de charge no ensino de geografia: uma experiência com turmas do ensino médio | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: