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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Alice Bertoletti Lopes | - |
| Autor(es): dc.creator | Thais Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Nayara Sartori da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Emanuelly Tura Dariff | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:00:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:00:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91511 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91511 | - |
| Descrição: dc.description | A presente narrativa descreve a experiência de uma atividade desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência(PIBID) da área de sociologia. Realizou-se uma intervenção que teve como temática os movimentos sociais e ocorreu na escola de educação básica Lourdes Lago, com os estudantes dos segundos anos do ensino médio. A intervenção conteve uma aula expositiva, apresentação de seminários em grupos, entrega de resumos a respeito dos seminários, cafés sociológicos e uma avaliação anônima acerca da atividade como um todo. Nosso ponto central refere-se ao método empregado pelos pibidianos para a organização grupal e à avaliação anônima escrita pelos estudantes sobre a intervenção. Através desses recursos pretendeu-se fornecer um novo olhar a respeito da posição aluno e professor, amenizando as relações de poder impostas por formatos ortodoxos de ensino. Também teve por objetivo estreitar relações com os alunos criando um vínculo de confiança que permitiu o aproveitamento por ambos os lados. As atividades compreenderam cerca de 60 alunos que foram organizados em grupos. Cada grupo contou com a orientação de um pibidiano que acompanhou a produção dos seminários e dos resumos e que avaliou o desempenho dos alunos orientados. Ao final das atividades cada aluno foi convidado a escrever suas percepções acerca da ação em sua totalidade, destacando pontos positivos e negativos, além de sugerir melhorias. Nesse sentido, as dinâmicas empregadas objetivaram contribuir com o desenvolvimento dos estudantes, visando romper relações de poder e receber um retorno a respeito das práticas pedagógicas realizadas. Tornaram-se perceptíveis suas contribuições para a educação dos discentes, uma vez que sentiram-se confortáveis no desdobramento das atividades. Ademais, a experiência facilitou a formação docente dos bolsistas, permitindo refletir a respeito dos métodos propostos e possibilitando uma noção a respeito de desafios para as próximas intervenções. Sob essa óptica, indica-se como alternativa para que existam aproximações que possibilitem um melhor contato entre professores e alunos. Por meio dessas aproximações, ambos crescem juntos no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o contato direto com os alunos através da organização em grupos e a consulta anônima com os estudantes mostram-se como métodos produtivos. Ademais, inverte-se o papel de examinador das práticas, uma vez que ora os estudantes são avaliados pelos pibidianos, ora os estudantes avaliam os pibidianos, gerando trocas de saberes. Assim, se facilita o desenvolvimento de conexões com os alunos e se permite reflexões acerca dos trabalhos realizados pelo PIBID, alternando posições de poder no ambiente escolar. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas. PIBID. Sociologia. Relações de poder. | - |
| Título: dc.title | RELATO DE EXPERIÊNCIA: O CONHECIMENTO COMO MEIO PARA DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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