
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ana Pinheiro da Silveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Bruna Mendes | - |
| Autor(es): dc.creator | Matheus Siqueira de Faria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:59:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:59:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91510 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91510 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa se debruça sobre a discussão em torno das Novas Tecnologias de Comunicação e Interação (NTIC) e as relações de produção e recepção de textos na contemporaneidade. Partindo da visão de que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) evidencia as novas ferramentas, as práticas de linguagens e a necessidade de letramentos críticos no trabalho com a leitura e a escrita na escola, esse estudo assume como objeto a análise o curta metragem Bico do Corvo, produzido por alunos do curso de cinema da Hollywood Film Academy de Curitiba, com o objetivo de propiciar uma reflexão sobre a leitura de textos multimodais. Considerando que para ler é necessário além de conhecer as convenções narrativas do gênero, dominar também informações sobre enquadramento, cores, posição, luz, propõe, com base em uma análise descritiva, uma metodologia de leitura do texto visual baseado nas categorias da semiótica plástica e visual OLIVEIRA (2008) e TEIXEIRA (2009). Por meio da análise das categorias da semiótica plástica e visual, foi possível demonstrar que as cores, as formas e escolhas estéticas são modos de produzir efeitos de sentidos na narrativa. Nesse sentido, o leitor, para atribuir sentidos, precisa compreender como as escolhas estéticas, o enquadramento, a textura, as cores e formas constroem significação para poder significar as conjunções realizadas pela arte do filme. Os resultados do estudo demostram que o trabalho com textos multimodais como objeto de estudos nas escolas, pode favorecer a leitura em práticas situadas e ampliação de novos e múltiplos letramentos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multimodalidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multiltramentos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Título: dc.title | DO QUADRO DE GIZ, ÀS TELAS, A ANÁLISE DO CURTA METRAGEM O BICO DO CORVO. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: