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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Caroline Pedroso | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:13:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:13:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91508 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91508 | - |
| Descrição: dc.description | Contrariando muitas falas negativas em relação à educação especial, que diziam ver como efêmera a realização da mesma no ambiente social, a educação especial tem sido favorecida pela legislação brasileira nos últimos anos, por meio da elaboração de políticas sociais e leis que objetivam a criação de programas que sejam capazes de realizar o atendimento de pessoas com necessidades educacionais especiais, dando a eles oportunidades dentro de uma sociedade, na qual, em um passado não tão distante, as mesmas, eram excluídas. Ressalta-se que este trabalho vem com falar sobre as pessoas com necessidades especiais a fim de melhor compreender como se dá o processo de inserção dessas pessoas no âmbito social, em especial, nas escolas de ensino regular. De antemão, salienta-se que o maior avanço referente ao processo de educação inclusiva, tal como o mesmo se apresenta atualmente, foi à criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, que garante aos cidadãos independentemente de condições sociais, etnias, entre outras denominações, os mesmos direitos. Tomando como base teórica os estudos de Apolônio Abadio do Carmo (1991), Clovis Gorczevski (2009), Cláudia Matarazzo (2009) e Jean-Jaques Rosseau (2004) os autores falam de uma discussão teórica que seja capaz de apresentar pressupostos sobre o posicionamento da sociedade contemporânea a fim de melhor entender de que maneira a mesma tenta abolir todo tipo de preconceito, e exercer a democracia, por meio da educação plena e de acesso aos meios de conhecimento. Por fim, porém não menos importante que a escola tem no que tange à inserção de pessoas com necessidades especiais no seu ambiente escolar e na preparação da mesma para o convívio social. Para isso faz-se necessário entender o papel do professor nesse processo, uma vez que o mesmo é a autoridade competente, que dirigirá as apropriações do conhecimento no ambiente escolar.O professor tem que ter um olhar diferenciado visando as competências dos alunos no qual estão sendo incluso e não olhando somente suas limitações, o educador tem a função de mediar o processo de aprendizagem , e a avaliação deste é feito em todo o seu processo.Com isso viemos através deste resumo apresentar parte desta realidade em nossa sociedade, mas que é algo de grande valia e competência na parte educacional. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO;INCLUSÃO;MÉTODOS INOVADOR. | - |
| Título: dc.title | EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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