
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Autor(es): dc.creator | Mariele Andrade de Mello | - |
| Autor(es): dc.creator | Silvio Vieira Carneiro Junior | - |
| Autor(es): dc.creator | Elber Godoy | - |
| Autor(es): dc.creator | Danislei Bertoni | - |
| Autor(es): dc.creator | Márcio Cavagnari | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:35:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:35:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91507 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91507 | - |
| Descrição: dc.description | A curiosidade de um aluno deve ser estimulada e desenvolvida durante toda a sua vida escolar, e uma das formas de se trabalhar com esta habilidade pode ser por meio da utilização de atividades práticas investigativas. Porém, estas práticas devem ser concisas e atreladas à realidade do seu cotidiano para que o mesmo consiga relacionar a importância deste conhecimento escolar para a sua vida, o seu dia a dia e o seu lugar na sociedade. Este trabalho tem por objetivo relatar sobre uma metodologia construída para o ensino de ciências, aplicada por licenciandos do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, da UTFPR Campus Ponta Grossa, que participam do programa Residência Pedagógica no Colégio Estadual Pe. Carlos Zelesny. A atividade envolveu o aluno e propiciou curiosidade do mesmo, de modo que explorou a investigação e a argumentação sobre fatos e fenômenos, e a aprendizagem se mostrando mais eficaz no seu processo de criação do conhecimento e fixação do conteúdo abordado. Praticas educacionais que construam e desenvolvam as habilidades múltiplas dos alunos são inerentes para que o mesmo possa se desenvolver para uma socialização e tenha um desenvolvimento cognitivo amplo, interagindo e abordando diversos conceitos que irão o ajudar ao longo de sua vida. No âmbito de criação do conhecimento o professor pode incitar ao seu aluno práticas cujas quais façam esse despertar, possibilitando a resposta dos mesmos as questões que acarretam ao longo das explicações da aula, tendo assim uma maneira pratica de demonstrar tais respostas. Novas práticas são fundamentais para tornar o aluno um sujeito mais ativo no processo de ensino-aprendizagem, deixando que o mesmo possa desenvolver suas habilidades e assim colocar o conhecimento adquirido em prática, demonstrando a importância dos conceitos abordados na teoria. Sendo assim por meio da investigação este despertar do aluno para um interesse cientifico é visível, pois o mesmo desvenda e observa conceitos práticos que o fazem querer saber mais profundamente as informações que permeiam aquele estudo. Deixando que o mesmo possa fixar os conceitos abordados e procurar assim novas respostas a questões que possam acontecer no momento da prática, dando assim um nível mais significativo para o processo de ensino-aprendizagem. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | prática docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | atividade investigativa | - |
| Título: dc.title | OBSERVANDO O SOLO: UMA ATIVIDADE PRÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: