
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Danyelle Horobinski | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:30:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:30:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91506 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91506 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho foi desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). O objetivo é fazer com que os alunos consigam identificar os focos e a diretriz das diferentes parábolas apresentadas. Ainda, reconhecer parábolas com a concavidade para cima ou para baixo, ou para um dos lados, identificar a equação de cada uma delas. Esta prática, dividida em cinco etapas foi aplicada no ano letivo de 2019 aos alunos do 3º ano do ensino médio do Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Curitiba. Na primeira etapa foi apresentada a parábola, sua definição, seu foco e sua diretriz. Na segunda etapa foi ilustrado como desenhar a parábola com o compasso utilizando a definição, enquanto os alunos foram desenhando em conjunto. Na terceira etapa, eles foram divididos em grupos e, foi entregue quatro parábolas para cada grupo identificar o foco e sua diretriz. Na quarta etapa foram passadas as mesmas parábolas, só que com uma distância do foco até a diretriz arbitrária, para poderem generalizar o que fizeram na atividade anterior. Após terminarem a atividade foi corrigida e comentada todas as parábolas e concluímos como ficaria os focos e as diretrizes das parábolas. Na quinta etapa foram passadas as equações das quatro parábolas estudadas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Parábola, Atividade investigativa, Prática docente. | - |
| Título: dc.title | O ESTUDO DE PARÁBOLAS POR MEIO DE UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: