O USO DA MÚSICA E DO CINEMA COMO MÉTODOS DIDÁTICOS: A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO FRENTE ÀS INQUIETAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES EM SALA DE AULA.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLaíza Saraiva-
Autor(es): dc.creatorVitória Bandeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:50:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:50:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91504-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91504-
Descrição: dc.descriptionVisto que ao longo da prática docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, foram desenvolvidas intervenções e apresentações sobre conteúdos curriculares da matéria de História e feitas análises sobre tais, esse presente trabalho, tem como principal objetivo demonstrar e dar ênfase nos processos de aprendizagem dos alunos do oitavo ano, através de suas inquietações e necessidades que requerem diferentes métodos pedagógicos. Neste sentido, usamos estratégias de ensino que dialogaram com os artefatos culturais que os alunos usufruem cotidianamente (música e cinema), o que contribui para despertar a curiosidade, a participação deles nas aulas, a formulação própria de um senso crítico e a construção de um conhecimento histórico. Diante dessa dinâmica, realizamos uma pesquisa preocupadas em entender a relação que os alunos estabeleceram com as aulas de história, sobretudo a percepção deles sobre as aulas e quais as sugestões que propunham para ampliar a compreensão do conteúdo e suas expectativas em relação às aulas. Visando um melhor aproveitamento por parte dos discentes, prezando pela qualidade do ensino de História e adquirindo experiências na área da docência, enquanto professoras em formação, refletimos também sobre a importância do PIBID em ambiente escolar e a relação de troca entre professor-aluno frente ao processo de aprendizagem; dando ênfase a principal finalidade que constitui esse trabalho - o atendimento dessa necessidade didática e a contribuição para a construção do conhecimento dos alunos. Usando como norteamento as bases teóricas de estudiosos da área do ensino de História como, Kátia Maria Abud e Circe Maria Fernandes Bittencourt, buscamos tecer reflexões através de suas obras para fundamentar e aplicar tais métodos nas intervenções do Programa de Iniciação a Docência. Tendo consciência que a experiência e o processo de pesquisa não se finda agora, surge à necessidade de continuidade dos estudos para que seja possível o alcance ainda mais satisfatório dos métodos em questão.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História-
Palavras-chave: dc.subjectInovações Pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectApresentações Didáticas.-
Título: dc.titleO USO DA MÚSICA E DO CINEMA COMO MÉTODOS DIDÁTICOS: A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO FRENTE ÀS INQUIETAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES EM SALA DE AULA.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.