Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Renata Morais | - |
Autor(es): dc.creator | Maria Tais Santana | - |
Autor(es): dc.creator | Katlynn Boeira | - |
Autor(es): dc.creator | Heloisa Cardoso, | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:18:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:18:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91503 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91503 | - |
Descrição: dc.description | Autoras:Heloisa Silva Cardoso, Bolsista do PIBIDKatlynn Christina Boeira, Bolsista do PIBIDMaria Taís Oliveira Santana, Bolsista do PIBIDRenata de Morais, Renata de Morais , Supervisora do PIBIDO presente resumo visa tratar sobre o lúdico como prática pedagógica e a sua relevância para processo ensino – aprendizagem. O objetivo deste estudo foi compreender a importância do lúdico nas ações educativas, como também, pedagógicas. A metodologia adotada, se debruça na pesquisa bibliográfica, pois trabalhou–se a partir da contribuição do autor, e adicionalmente, possuí – se um certo caráter explicativo, isto porque, possibilitou a explicação por meio da noção interpretativa obtida pelos métodos e abordagens qualitativas. Desse modo, entende - se que o lúdico é a maneira de desenvolver na criança a sua criatividade e os seus conhecimentos por meio de métodos, seja eles de: afetividade, memorização, senso coletivo ou social, isto sendo realizado por meio de jogos, brincadeiras, dança e até mesmo música, no qual sempre tendo o intuito de educar e ensinar de uma forma interativa e divertida. O amadurecimento gerado na formação do educando se torna por consequente a finalidade pedagógica. É importante saber que a ludicidade como forma de aprendizagem encontra – se inserida no cotidiano da criança, desde muito pequeno. Sendo assim, o lúdico nas atividades escolares proporciona a interatividade e o relacionamento interpessoal entre as crianças, de tal forma que se cria a possibilidade de estimular no educando as variadas competências e habilidades, e de diversas áreas do desenvolvimento infantil, tendo os aspectos: cognitivos, motores e afetivos. Entretanto, para que se possa gerar aprendizagem determinada, como por exemplo: a alfabetização, as atividades lúdicas precisam estar interligadas aos objetivos pedagógicos, isto é, se a criança apresenta problemas e dificuldades na escrita, na leitura ou nas operações matemáticas, por meio de jogos de junção de palavras, brincadeiras de adição e subtração ou também aquelas que exigem atenção redobrada, por meio dessas, a criança pode repercutir uma melhora no seu desempenho escolar e também no seu comportamento. Como experiência, podemos observar através da participação das crianças da Escola Municipal Iná Xavier Zacharias no Programa PIBID a evolução na aprendizagem, pois isso já reflete em sala de aula, em seu interesse na aprendizagem, melhora na autoestima e em seu rendimento escolar. Por meio desse estudo foi possível compreender que o lúdico é essencial para o desenvolvimento do educando pois propicia a interação com o outro, estabelece o exercício social e também agrega a criança uma melhor forma de conhecer e aprender. Essas atividades como prática pedagógica transmite a criança uma imensa satisfação, afinal, também se aprende brincando e interagindo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades Lúdicas. Prática Pedagógica. Criança. Aprendizagem. | - |
Título: dc.title | O lúdico como Prática Pedagógica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: