
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Autor(es): dc.creator | Anna Júlia Weber | - |
| Autor(es): dc.creator | Beatriz Boava Rocha | - |
| Autor(es): dc.creator | Gabriela Faria Costa | - |
| Autor(es): dc.creator | Raquel Rosa Cardoso | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:27:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:27:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91501 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91501 | - |
| Descrição: dc.description | Vinculado ao projeto PIBID - Letras Português, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (sob auxílio e orientação do Profº Dr.º Rogério Caetano de Almeida), o presente artigo tem como foco apresentar o trabalho realizado com as turmas da 8ª B e 8ª F, do Colégio Estadual Professor Luiz Carlos de Paula e Souza - Curitiba - PR (cuja professora regente é a Profª Draª Ana Cristina de O. Toinko), com o objetivo de trabalhar com os alunos a conscientização sobre a problemática do Bullying e do Cyberbullying, trazendo, na medida do possível, elucidação a respeito de questões morais e legais diante de situações que caibam dentro da definição, tais como: intimidação, hostilização, assédio, ridicularização, difamação, insultos e ataques, sejam eles de forma física ou virtual, de um aluno para com outro, ou mesmo por parte de algum tipo de autoridade. A Lei nº 13.185/15 não só assegura a discussão sobre Bullying nas escolas, como coloca como pauta importante a ser ministrada em intervenções. Sendo assim, além da exposição dos conceitos e das leis que regem o assunto e, ainda, além da proposta de uma roda aberta de debate com os alunos, surgiu a ideia de um plano de aulas que englobasse o embasamento teórico sobre o tema sem fugir de questões importantes na questão avaliativa da língua portuguesa; portanto, a interação dos alunos e sua avaliação teve como base o gênero Campanha Comunitária, onde foi solicitado que, na proposta de exercício e interação, eles produzissem uma campanha com a temática dentro do bullying que mais lhes interessasse (pautas raciais, lgbt, de gênero, de classe, etc.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | bullying | - |
| Palavras-chave: dc.subject | cyberbullying | - |
| Palavras-chave: dc.subject | campanha | - |
| Palavras-chave: dc.subject | intervenção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | conscientização | - |
| Título: dc.title | PIBID LETRAS-PORTUGUÊS: O COMBATE AO BULLYING E CYBERBULLYING NAS ESCOLAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: