Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Luciano Detogni | - |
Autor(es): dc.creator | Josiane Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Elisandra Rech | - |
Autor(es): dc.creator | Mayara Yamanoe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:15:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:15:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91500 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91500 | - |
Descrição: dc.description | A conectividade é uma principal característica do mundo contemporâneo onde a tecnologia acelera a troca de informação em diversos formatos que permitem o surgimento de novos modelos de comunicação mais participativos ampliando as possibilidades de desenvolvimento social do indivíduo que nela está inserido. Esta conectividade contribui para que todos sejam produtores de informação, e abre novas possibilidades de consumo destas informações. Diante de reais necessidades de promover e expandir o aperfeiçoamento do conhecimento para a formação prática de docentes, o Programa de Residência Pedagógica, ação que integra a Política Nacional de Formação de Professores do MEC, promove a imersão do licenciado em escolas de educação básica. O subprojeto de Informática da UTFPR, nesse contexto, insere-se com um ensino que integre a tecnologia sob uma perspectiva pedagógica. Realizamos a regência com alunos dos cursos técnicos de Enfermagem, Segurança do Trabalho e técnico em Design, permitiu ampliar a experiência sobre como o domínio das ferramentas básicas de edição e apresentação de trabalhos são de grande importância na vida escolar do aluno. Dessa maneira, a imersão do futuro licenciado em informática deve contemplar atividades que sejam planejadas e executadas de forma a atingir resultados desejados, especialmente no que concerne à apropriação dos conteúdos tecnológicos, seu uso e produção. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência Pedagógica. | - |
Título: dc.title | RECURSOS DE INFORMÁTICA BÁSICA PARA FORMAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: