UM ESTUDO DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE MATEMÁTICA DE UNIVERSIDADE PUBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: POTENCIALMENTE ATUANTE OU POTENCIALMENTE INATIVO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLuciano Ferreira-
Autor(es): dc.creatorTalita Secorun Santos-
Autor(es): dc.creatorSamuel Pedroso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:17:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:17:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91498-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91498-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desse artigo é traçar o perfil dos alunos que egressaram do curso de Licenciatura em Matemática da Unespar – Campo Mourão, para então, compartilhar com professores, outros alunos do curso e futuros ingressos, quais são suas expectativas e decepções nos primeiros anos de formados. Para tal intento, foram realizados estudos em documentos da instituição e uma análise em um questionário aplicado aos egressos do curso de licenciatura em Matemática, dos anos de 2011 a 2017, utilizamos da ferramenta metodológica análise de conteúdo. Com isso identificamos que alunos que participam de programas com PIC[1] e PIBID[2] são potencialmente atuantes na área de sua formação, enquanto alunos que não participaram de programas são considerado como potencialmente inativo na área de sua formação, pretendemos possibilitar pesquisas e táticas que colaborem para uma política de acompanhamento desses acadêmicos, almejando contribuir para que futuros licenciados de matemática optem pelo magistério. Reforçamos a importância dos acadêmicos dos cursos de licenciaturas “viverem” a universidade de modo que possam participar, de projetos de pesquisas, programas de iniciação a pesquisa e a docência. Destacamos quão é importante para os alunos egressos que puderam de alguma maneira gozar de outras atividades na universidade diferentes do ensino (sala de aula). [1] PIC (Projeto de Iniciação Cientifica). [2] PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subject: Formação. Atuação. Curso de Matemática.-
Título: dc.titleUM ESTUDO DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE MATEMÁTICA DE UNIVERSIDADE PUBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: POTENCIALMENTE ATUANTE OU POTENCIALMENTE INATIVO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.