Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Luciano Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Talita Secorun Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Samuel Pedroso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:17:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:17:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91498 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91498 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desse artigo é traçar o perfil dos alunos que egressaram do curso de Licenciatura em Matemática da Unespar – Campo Mourão, para então, compartilhar com professores, outros alunos do curso e futuros ingressos, quais são suas expectativas e decepções nos primeiros anos de formados. Para tal intento, foram realizados estudos em documentos da instituição e uma análise em um questionário aplicado aos egressos do curso de licenciatura em Matemática, dos anos de 2011 a 2017, utilizamos da ferramenta metodológica análise de conteúdo. Com isso identificamos que alunos que participam de programas com PIC[1] e PIBID[2] são potencialmente atuantes na área de sua formação, enquanto alunos que não participaram de programas são considerado como potencialmente inativo na área de sua formação, pretendemos possibilitar pesquisas e táticas que colaborem para uma política de acompanhamento desses acadêmicos, almejando contribuir para que futuros licenciados de matemática optem pelo magistério. Reforçamos a importância dos acadêmicos dos cursos de licenciaturas “viverem” a universidade de modo que possam participar, de projetos de pesquisas, programas de iniciação a pesquisa e a docência. Destacamos quão é importante para os alunos egressos que puderam de alguma maneira gozar de outras atividades na universidade diferentes do ensino (sala de aula). [1] PIC (Projeto de Iniciação Cientifica). [2] PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | : Formação. Atuação. Curso de Matemática. | - |
Título: dc.title | UM ESTUDO DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE MATEMÁTICA DE UNIVERSIDADE PUBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: POTENCIALMENTE ATUANTE OU POTENCIALMENTE INATIVO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: