Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal da Fronteira Sul | - |
Autor(es): dc.creator | Vicktória Valente Machado | - |
Autor(es): dc.creator | Raquel da Veiga | - |
Autor(es): dc.creator | Ketlin Hoffemam | - |
Autor(es): dc.creator | Angela Flain | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:43:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:43:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91496 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91496 | - |
Descrição: dc.description | Através de oficinas oferecidas pelo Programa Residência Pedagógica em escolas públicas na cidade de Chapecó/SC, residentes de licenciatura em Letras Português e Espanhol levaram o ensino de língua espanhola até as escolas com o objetivo que os estudantes tivessem mais proximidade com a língua e a cultura hispano-americana. Essa intervenção dentro do ambiente escolar buscou manter o estudo do espanhol nas escolas públicas, de forma que na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o espanhol não possui obrigatoriedade no ensino da rede pública. Nesse contexto, os residentes buscaram inserir a língua espanhola no dia a dia dos alunos que estudam nas instituições de ensino público. Os planos de ensino utilizados dentro da sala de aula buscaram abranger a comunicação em nível básico, preparação dos alunos do ensino médio para prestar a prova de Língua Espanhola no ENEM e habilidades da língua, como: compreensão auditiva, leitura, escrita e fala. As oficinas em língua espanhola aconteceram no ensino médio e fundamental, visando o aprendizado em língua espanhola utilizando práticas de ensino considerando o ensino de língua estrangeira a partir de aspectos culturais e dos mais diversos gêneros textuais circulantes na vida cotidiana. As práticas docentes serviram como uma qualificação para os acadêmicos de graduação do subprojeto de Letras. Foi possível através desta experiência de docência na área do aprendizado de língua estrangeira, que como futuros professores reflitam suas práticas de ensino, através da inserção na sala de aula pensando em estratégias didáticas para qualificar o ensino dentro da sala de aula.O projeto contou com um núcleo formado pela escola, o Programa Residência Pedagógica e a universidade, com o propósito de desenvolver o ensino de línguas e suas variedades. Proporcionando ao aluno da escola pública uma nova perspectiva de ensino-aprendizagem, estimulando a sua criatividade e valorizando seus conhecimentos, tanto culturais, quanto sociais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | A INCLUSÃO DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: