A INCLUSÃO DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal da Fronteira Sul-
Autor(es): dc.creatorVicktória Valente Machado-
Autor(es): dc.creatorRaquel da Veiga-
Autor(es): dc.creatorKetlin Hoffemam-
Autor(es): dc.creatorAngela Flain-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:43:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:43:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91496-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91496-
Descrição: dc.descriptionAtravés de oficinas oferecidas pelo Programa Residência Pedagógica em escolas públicas na cidade de Chapecó/SC, residentes de licenciatura em Letras Português e Espanhol levaram o ensino de língua espanhola até as escolas com o objetivo que os estudantes tivessem mais proximidade com a língua e a cultura hispano-americana. Essa intervenção dentro do ambiente escolar buscou manter o estudo do espanhol nas escolas públicas, de forma que na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o espanhol não possui obrigatoriedade no ensino da rede pública. Nesse contexto, os residentes buscaram inserir a língua espanhola no dia a dia dos alunos que estudam nas instituições de ensino público. Os planos de ensino utilizados dentro da sala de aula buscaram abranger a comunicação em nível básico, preparação dos alunos do ensino médio para prestar a prova de Língua Espanhola no ENEM e habilidades da língua, como: compreensão auditiva, leitura, escrita e fala. As oficinas em língua espanhola aconteceram no ensino médio e fundamental, visando o aprendizado em língua espanhola utilizando práticas de ensino considerando o ensino de língua estrangeira a partir de aspectos culturais e dos mais diversos gêneros textuais circulantes na vida cotidiana. As práticas docentes serviram como uma qualificação para os acadêmicos de graduação do subprojeto de Letras. Foi possível através desta experiência de docência na área do aprendizado de língua estrangeira, que como futuros professores reflitam suas práticas de ensino, através da inserção na sala de aula pensando em estratégias didáticas para qualificar o ensino dentro da sala de aula.O projeto contou com um núcleo formado pela escola, o Programa Residência Pedagógica e a universidade, com o propósito de desenvolver o ensino de línguas e suas variedades. Proporcionando ao aluno da escola pública uma nova perspectiva de ensino-aprendizagem, estimulando a sua criatividade e valorizando seus conhecimentos, tanto culturais, quanto sociais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleA INCLUSÃO DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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