
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Claudio Andreato | - |
| Autor(es): dc.creator | Victor Muñoz | - |
| Autor(es): dc.creator | Guilherme Amud | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:22:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:22:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91494 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91494 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo tem como objetivo a descrição e análise teórica do projeto PIBID 2018.2 realizado no Colégio Estadual Prof. Luiz Carlos de Paula e Souza, na região sul de Curitiba. Nele, são feitas considerações sobre formas de aplicabilidade de conteúdos multimidiáticos e intermidiáticos para o ensino fundamental, ponderando o contexto socioeducativo da escola e visando o proveito do alicerce teórico obtido na graduação em Letras Português da UTFPR. Nesse sentido, considerando os estudos sobre as leituras nas diferentes mídias da contemporaneidade, e também relacionando isso com possíveis conteúdos literários a serem dispostos ao alunado, se vê a necessidade de abordar temáticas que possibilitem a interligação da realidade própria para com a do artista. A intertextualidade surge como atividade de análise que facilita a introdução de textos que não fazem parte do repertório de leitura dos discentes, mas que, por sua vez, constituem-se como marcos de momentos icônicos da literatura. Tratando de situações da experiência humana, ora objetivas, ora subjetivas, as duplas de videoclipe e poema, respectivamente, Sinfonia da Revolução (2017), recorte do rapper Rincon Sapiência e Humanidade (1996), da poetisa Carolina de Jesus, assim como Ben (2017), do cantor Rubel e Meus Oito Anos (1859), de Casimiro de Abreu, compartilham, baseado nos elementos linguísticos dispostos em verbo, imagem e som, unidade temática. Buscamos compreender com este projeto o valor da intertextualidade enquanto proposta para a assimilação das estratégias de uma leitura analítica dos signos e relações através deles construídos, por meio de exercícios que estimulam habilidades cognitivas potencializadoras de capacidades de leitura mais atenta às escolhas linguísticas adotadas nas múltiplas linguagens e gêneros do campo artístico-literário, e, inevitavelmente, viabilizando, em muitos níveis, diálogos que mobilizam estratégias de análise linguística/semiótica e conhecimento de mundo em favor de um encontro entre texto e leitor férteis para produção de pensamento crítico e coerente. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | multiletramento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | intermidialidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Título: dc.title | LEITURA INTERMIDIÁTICA COMO PROPOSTA PARA O MULTILETRAMENTO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: