Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Thais Freitas Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Jussiara Caminha | - |
Autor(es): dc.creator | Franciele Braz de Oliveira Coelho | - |
Autor(es): dc.creator | Márcia Garcez de Ávila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:10:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:10:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91492 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91492 | - |
Descrição: dc.description | O estágio supervisionado é uma etapa importante para formação de cada discente é através desta experiência que o acadêmico irá pôr em prática as aprendizagens adquiridas ao longo de sua formação, para maioria dos estagiários é o primeiro contato com a escola, professor e os alunos em sala de aula. Esta é uma etapa que vai além de um simples cumprimento de cronogramas disponibilizados na ementa da disciplina, é uma fase de autoconhecimento profissional e pessoal. Este relato tem como objetivo o compartilhamento de experiências positivas e negativas que ocorrem durante a regência em sala de aula. A ementa do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa localizado na cidade de Dom Pedrito-RS prevê 40 horas/aulas ministrada pelos estagiários com a supervisão do professor regente da disciplina de Ciências, além de contar com as orientações semanais para correção e auxílio dos planos de aulas realizado pelos docentes e orientadores do estágio.Com estas orientações é possível ir adaptando as aulas de forma que os alunos consigam acompanhar e estejam completas no sentido dos conteúdos abordados. Cabe ressaltar que as atividades aqui descritas estão vinculadas ao Programa Residência Pedagógica (CAPES), sendo desenvolvidas em uma escola-campo participante deste e vivenciado por duas acadêmicas residentes. Apesar de ter sido uma etapa corrida por estar realizando dois estágios no mesmo semestre foi possível adquirir novas experiências pois ao mesmo tempo em que colocamos em prática algumas aprendizagens desenvolvemos habilidades e autonomia dentro da sala de aula e isso proporciona uma grande experiência para o futuro professor. Segundo Tardif (2002), o estágio supervisionado constitui-se uma das etapas mais importantes na vida acadêmica dos alunos de licenciatura e, cumprindo as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). É por meio desta etapa que professor e aluno criam uma convivência para que no decorrer das aulas ocorra uma engrenagem harmônica entre ambos, pois isso ajuda o professor a diagnosticar algumas dificuldades do aluno, assim podendo preparar aulas de acordo com o andamento e aprendizado da turma. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem, autonomia, professor, autoconhecimento | - |
Título: dc.title | Relato do estágio supervisionado III - A importância dos estágios obrigatórios nos cursos de licenciatura | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: