
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | ANDRESSA EIFLER | - |
| Autor(es): dc.creator | FABIENE DA SILVA | - |
| Autor(es): dc.creator | LEONARDO PINHEIRO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:06:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:06:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91491 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91491 | - |
| Descrição: dc.description | A Física é a ciência responsável pelo estudo da natureza, ou seja, ela se encarrega de nos explicar como a natureza se comporta. Por ser a ciência que explica os fenômenos naturais, ela está muito presente em nosso dia a dia e muitas vezes não conseguimos identificá-la. Apesar de explicar fenômenos presentes em nosso cotidiano, atualmente o ensino de Física se apresenta de uma forma desinteressante, pois se baseia na matematização da disciplina, ou seja, se baseia nas fórmulas e cálculos. Essa abordagem do ensino causa certa desmotivação nos alunos, pois estes veem a Física como uma extensão da matemática, e por apresentarem certa defasagem nesta disciplina, sentem muita dificuldade em compreender a Física. Uma alternativa para despertar o interesse dos alunos pela Física é a experimentação, pois através dela podemos explicar os conceitos físicos sem necessitar vinculá-los aos cálculos. Com o intuito de demonstrar aos alunos que a disciplina de Física não se resume apenas em fórmulas e cálculos, será realizada uma Mostra de Física onde os próprios alunos irão desenvolver os experimentos e explicá-los para outros alunos. Tal atividade será desenvolvida nas três turmas de Ensino Médio do período matutino da escola onde se desenvolve o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência – PIBID. Cada turma apresentará seus experimentos em dias diferentes, de forma que os alunos do 1º (primeiro) ano apresentará seus experimentos para os alunos que estão cursando o 6º (sexto) e 7º (sétimo) ano do Ensino Fundamental II, os alunos do 2º (segundo) ano apresentará seus experimentos para os alunos do 8º (oitavo) e 9º (nono) ano do Ensino Fundamental II e os alunos do 3º (terceiro) ano apresentarão seus experimentos para os alunos do 1º (primeiro) e 2º (segundo) ano do Ensino Médio. Os experimentos a serem desenvolvidos devem ser correspondentes aos conteúdos estudados em cada ano e, os alunos terão a liberdade de escolher o experimento a ser realizado. Espera-se que com a realização desse trabalho consigamos despertar o interesse pela disciplina nos alunos e que estes compreendam que a Física vai muito além de fórmulas e cálculos e que seus conceitos são muito importantes para que possamos entender como a natureza se comporta e como essa ciência está muito presente em nosso dia a dia. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Experimentos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | - |
| Título: dc.title | A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ALTERNATIVA PARA TORNAR O ENSINO MAIS ATRAENTE | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: