A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ALTERNATIVA PARA TORNAR O ENSINO MAIS ATRAENTE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorANDRESSA EIFLER-
Autor(es): dc.creatorFABIENE DA SILVA-
Autor(es): dc.creatorLEONARDO PINHEIRO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:06:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:06:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91491-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91491-
Descrição: dc.descriptionA Física é a ciência responsável pelo estudo da natureza, ou seja, ela se encarrega de nos explicar como a natureza se comporta. Por ser a ciência que explica os fenômenos naturais, ela está muito presente em nosso dia a dia e muitas vezes não conseguimos identificá-la. Apesar de explicar fenômenos presentes em nosso cotidiano, atualmente o ensino de Física se apresenta de uma forma desinteressante, pois se baseia na matematização da disciplina, ou seja, se baseia nas fórmulas e cálculos. Essa abordagem do ensino causa certa desmotivação nos alunos, pois estes veem a Física como uma extensão da matemática, e por apresentarem certa defasagem nesta disciplina, sentem muita dificuldade em compreender a Física. Uma alternativa para despertar o interesse dos alunos pela Física é a experimentação, pois através dela podemos explicar os conceitos físicos sem necessitar vinculá-los aos cálculos. Com o intuito de demonstrar aos alunos que a disciplina de Física não se resume apenas em fórmulas e cálculos, será realizada uma Mostra de Física onde os próprios alunos irão desenvolver os experimentos e explicá-los para outros alunos. Tal atividade será desenvolvida nas três turmas de Ensino Médio do período matutino da escola onde se desenvolve o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência – PIBID. Cada turma apresentará seus experimentos em dias diferentes, de forma que os alunos do 1º (primeiro) ano apresentará seus experimentos para os alunos que estão cursando o 6º (sexto) e 7º (sétimo) ano do Ensino Fundamental II, os alunos do 2º (segundo) ano apresentará seus experimentos para os alunos do 8º (oitavo) e 9º (nono) ano do Ensino Fundamental II e os alunos do 3º (terceiro) ano apresentarão seus experimentos para os alunos do 1º (primeiro) e 2º (segundo) ano do Ensino Médio. Os experimentos a serem desenvolvidos devem ser correspondentes aos conteúdos estudados em cada ano e, os alunos terão a liberdade de escolher o experimento a ser realizado. Espera-se que com a realização desse trabalho consigamos despertar o interesse pela disciplina nos alunos e que estes compreendam que a Física vai muito além de fórmulas e cálculos e que seus conceitos são muito importantes para que possamos entender como a natureza se comporta e como essa ciência está muito presente em nosso dia a dia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentos-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Título: dc.titleA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ALTERNATIVA PARA TORNAR O ENSINO MAIS ATRAENTE-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.