
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Juliana de Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Jonathan Mantovani | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:12:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:12:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91490 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91490 | - |
| Descrição: dc.description | O Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, tem como objetivo o aperfeiçoamento dos estudantes universitários na área da docência, visando a posterior melhoria da qualidade de ensino do país. O programa aprimorará a formação inicial do docente, familiarizando-o ao contexto do ambiente escolar, principalmente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Deste modo, o PIBID servirá como meio de interlocução entre o conteúdo acadêmico e a realidade escolar, incitando a reflexão sobre a atual realidade estudantil do país, criando novas metodologias prático-pedagógicas para o exercício de ensino. Quando analisado um panorama do ensino de ciências no Brasil, entende-se a frequente dificuldade de assimilação dos conteúdos por parte dos alunos, inferindo a existências de problemáticas que legitimam tal complicação. Sendo assim, visando melhorias no processo de ensino de ciências, torna-se imprescindível o desenvolvimento teórico-prático do docente da área, este que se utilizará de uma perspectiva transcendente como forma de arcabouço para elaboração de melhores metodologias de ensino. Este desenvolvimento, objetivará a melhor compreensão do alunos da educação básica frente as ciências, fazendo com que estes entendam a importância do estudo da área, desde a sua fundamentação teórica difundida na escola, até a sua aplicação prática no dia a dia. Nesta dinâmica, o discente bolsista do PIBID, acompanhará as aulas de ciências difundidas pelos professores da rede regular de ensino, tendo o contato direto com o corpo estudantil que constitui o meio escolar. Deste modo, o projeto PIBID servirá de intermediador frente à relação de melhoria da prática de ciências, pois colocará seu aluno bolsista frente à realidade dos contextos escolares atuais de nosso país. Por meio das observações proporcionadas durante a execução do PIBID, o discente contemplado pelo projeto entenderá as dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino de ciências, isso desde a perspectiva teórica difundida pelo docente, até a tentativa de assimilação efetivada pelo aluno frente ao conteúdo. Sendo assim, por meio da observação, o aluno bolsista iniciará a construção de seu caráter como professor de ciências, pesquisando e refletindo sobre as problemáticas que cercam o ensino dessa área, desenvolvendo por fim, práticas pedagógicas mais eficazes na instrução das ciências naturais. Nesta construção, o discente bolsista do PIBID se utilizará da escola campo como forma de aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem de ciências, colaborando com o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais atrativa. Este aperfeiçoamento, tornará mais prazerosa a construção do ensino de ciências por parte dos professores, além de uma maior eficácia na difusão desta área de conhecimento para os alunos, totalizando em melhorias significativas para a prática docente de ciências da natureza no país. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino-Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática Pedagógica. | - |
| Título: dc.title | O USO DO PIBID COMO FERRAMENTA DE APERFEIÇOAMENTO DOS FUTUROS DOCENTES DA ÁREA DE CIÊNCIAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: