REFORÇO ESCOLAR: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E JOGOS COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAnderson Adailto Prazeres Moreira-
Autor(es): dc.creatorRivaldo Sergio de Lima-
Autor(es): dc.creatorLuciana Boemer Cesar Pereira-
Autor(es): dc.creatorClairo Voni Devens-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:20:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:20:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91488-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91488-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho possui a finalidade de socializar uma das experiências vivenciadas através do Programa Residência Pedagógica. Esta, se refere à organização da prática disciplinar de Reforço Escolar, com os alunos do sexto e sétimo ano, do Colégio Estadual do Campo de São Francisco do Bandeira, o qual situa-se na comunidade de São Francisco do Bandeira, em Dois Vizinhos, Paraná. A presente prática é de suma importância, pois possui a finalidade de diminuir as lacunas do aprendizado dos alunos. Tendo em vista que a escola não dispõe dos recursos humanos necessários para promover tal prática por si só, neste sentido reitera a necessidade dos residentes, no chão da escola. Desse modo, conhecendo as dificuldades da escola e os desafios enfrentados por esta, fora observado em algumas aulas de matemática, nas turmas de sexto e sétimo ano da referida instituição de ensino, dois aspectos essenciais, que são: quais alunos possuem as maiores lacunas no processo de aprendizagem (os quais necessitavam de Reforço Escolar) e quais eram tais dificuldades. Tendo realizada estas observações, foram planejadas as ações do Reforço de maneira que suprisse as necessidades dos alunos. Sendo assim, a ação foi organizada em dois principais momentos. O primeiro momento, realizou-se através de resolução de problemas, o qual estimula a leitura, interpretação de texto, operações básicas da Matemática e a tabuada dos alunos que frequentam o Reforço Escolar. O segundo momento se deu por meio de jogos matemáticos, os quais influenciam o raciocínio lógico dos mesmos, além de fixar os conceitos estudados em sala de aula e percebíveis na resolução dos problemas matemáticos. Não foi realizada uma avaliação do quanto os alunos melhoraram com as aulas de reforço escolar, porém tal avanço é perceptível mesmo nas aulas de reforço. Reiteramos a necessidade de realizar um estudo mais aprofundado, a fim de saber o quão os alunos melhoraram neste processo, comprovando a importância das aulas de Reforço Escolar.O presente trabalho possui a finalidade de socializar uma das experiências vivenciadas através do Programa Residência Pedagógica. Esta, se refere à organização da prática disciplinar de Reforço Escolar, com os alunos do sexto e sétimo ano, do Colégio Estadual do Campo de São Francisco do Bandeira, o qual situa-se na comunidade de São Francisco do Bandeira, em Dois Vizinhos, Paraná. A presente prática é de suma importância, pois possui a finalidade de diminuir as lacunas do aprendizado dos alunos. Tendo em vista que a escola não dispõe dos recursos humanos necessários para promover tal prática por si só, neste sentido reitera a necessidade dos residentes, no chão da escola. Desse modo, conhecendo as dificuldades da escola e os desafios enfrentados por esta, fora observado em algumas aulas de matemática, nas turmas de sexto e sétimo ano da referida instituição de ensino, dois aspectos essenciais, que são: quais alunos possuem as maiores lacunas no processo de aprendizagem (os quais necessitavam de Reforço Escolar) e quais eram tais dificuldades. Tendo realizada estas observações, foram planejadas as ações do Reforço de maneira que suprisse as necessidades dos alunos. Sendo assim, a ação foi organizada em dois principais momentos. O primeiro momento, realizou-se através de resolução de problemas, o qual estimula a leitura, interpretação de texto, operações básicas da Matemática e a tabuada dos alunos que frequentam o Reforço Escolar. O segundo momento se deu por meio de jogos matemáticos, os quais influenciam o raciocínio lógico dos mesmos, além de fixar os conceitos estudados em sala de aula e percebíveis na resolução dos problemas matemáticos. Não foi realizada uma avaliação do quanto os alunos melhoraram com as aulas de reforço escolar, porém tal avanço é perceptível mesmo nas aulas de reforço. Reiteramos a necessidade de realizar um estudo mais aprofundado, a fim de saber o quão os alunos melhoraram neste processo, comprovando a importância das aulas de Reforço Escolar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectlacunas na aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectreforço escolar-
Palavras-chave: dc.subjectresolução de problemas, jogos matemáticos.-
Título: dc.titleREFORÇO ESCOLAR: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E JOGOS COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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