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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Anderson Adailto Prazeres Moreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Rivaldo Sergio de Lima | - |
| Autor(es): dc.creator | Luciana Boemer Cesar Pereira | - |
| Autor(es): dc.creator | Clairo Voni Devens | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:20:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:20:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91488 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91488 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho possui a finalidade de socializar uma das experiências vivenciadas através do Programa Residência Pedagógica. Esta, se refere à organização da prática disciplinar de Reforço Escolar, com os alunos do sexto e sétimo ano, do Colégio Estadual do Campo de São Francisco do Bandeira, o qual situa-se na comunidade de São Francisco do Bandeira, em Dois Vizinhos, Paraná. A presente prática é de suma importância, pois possui a finalidade de diminuir as lacunas do aprendizado dos alunos. Tendo em vista que a escola não dispõe dos recursos humanos necessários para promover tal prática por si só, neste sentido reitera a necessidade dos residentes, no chão da escola. Desse modo, conhecendo as dificuldades da escola e os desafios enfrentados por esta, fora observado em algumas aulas de matemática, nas turmas de sexto e sétimo ano da referida instituição de ensino, dois aspectos essenciais, que são: quais alunos possuem as maiores lacunas no processo de aprendizagem (os quais necessitavam de Reforço Escolar) e quais eram tais dificuldades. Tendo realizada estas observações, foram planejadas as ações do Reforço de maneira que suprisse as necessidades dos alunos. Sendo assim, a ação foi organizada em dois principais momentos. O primeiro momento, realizou-se através de resolução de problemas, o qual estimula a leitura, interpretação de texto, operações básicas da Matemática e a tabuada dos alunos que frequentam o Reforço Escolar. O segundo momento se deu por meio de jogos matemáticos, os quais influenciam o raciocínio lógico dos mesmos, além de fixar os conceitos estudados em sala de aula e percebíveis na resolução dos problemas matemáticos. Não foi realizada uma avaliação do quanto os alunos melhoraram com as aulas de reforço escolar, porém tal avanço é perceptível mesmo nas aulas de reforço. Reiteramos a necessidade de realizar um estudo mais aprofundado, a fim de saber o quão os alunos melhoraram neste processo, comprovando a importância das aulas de Reforço Escolar.O presente trabalho possui a finalidade de socializar uma das experiências vivenciadas através do Programa Residência Pedagógica. Esta, se refere à organização da prática disciplinar de Reforço Escolar, com os alunos do sexto e sétimo ano, do Colégio Estadual do Campo de São Francisco do Bandeira, o qual situa-se na comunidade de São Francisco do Bandeira, em Dois Vizinhos, Paraná. A presente prática é de suma importância, pois possui a finalidade de diminuir as lacunas do aprendizado dos alunos. Tendo em vista que a escola não dispõe dos recursos humanos necessários para promover tal prática por si só, neste sentido reitera a necessidade dos residentes, no chão da escola. Desse modo, conhecendo as dificuldades da escola e os desafios enfrentados por esta, fora observado em algumas aulas de matemática, nas turmas de sexto e sétimo ano da referida instituição de ensino, dois aspectos essenciais, que são: quais alunos possuem as maiores lacunas no processo de aprendizagem (os quais necessitavam de Reforço Escolar) e quais eram tais dificuldades. Tendo realizada estas observações, foram planejadas as ações do Reforço de maneira que suprisse as necessidades dos alunos. Sendo assim, a ação foi organizada em dois principais momentos. O primeiro momento, realizou-se através de resolução de problemas, o qual estimula a leitura, interpretação de texto, operações básicas da Matemática e a tabuada dos alunos que frequentam o Reforço Escolar. O segundo momento se deu por meio de jogos matemáticos, os quais influenciam o raciocínio lógico dos mesmos, além de fixar os conceitos estudados em sala de aula e percebíveis na resolução dos problemas matemáticos. Não foi realizada uma avaliação do quanto os alunos melhoraram com as aulas de reforço escolar, porém tal avanço é perceptível mesmo nas aulas de reforço. Reiteramos a necessidade de realizar um estudo mais aprofundado, a fim de saber o quão os alunos melhoraram neste processo, comprovando a importância das aulas de Reforço Escolar. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | lacunas na aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | reforço escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | resolução de problemas, jogos matemáticos. | - |
| Título: dc.title | REFORÇO ESCOLAR: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E JOGOS COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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