Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Talita Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Luciano Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Ariane Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:43:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:43:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91484 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91484 | - |
Descrição: dc.description | Esse estudo é o resultado de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com a intensão de analisar o retorno dos alunos que evadiram, pelo menos por um mês, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão. Entre os alunos que evadem do curso é possível notar alguns que retornam após algum tempo. São esses alunos que retornam ao curso que despertaram inquietações, tais como: O que leva o acadêmico a desistir e retornar ao curso? O que a Universidade faz para reduzir o número de evadidos? O que a Universidade faz para propiciar a permanência do indivíduo no curso superior? Dessa forma, buscou-se compreender o que leva os evadidos do curso de Licenciatura em Matemática a retornarem ao curso. Para o desenvolvimento do trabalho, em um primeiro momento, levantou-se dados, em conjunto com a secretaria acadêmica, os alunos matriculados no curso. Para definição da amostragem, investigou-se em todas as turmas do curso quais alunos pararam de frequentar o curso por pelo menos um mês, totalizando treze alunos. A partir da delimitação dos sujeitos, foi aplicado um questionário semiestruturado, enviado por meio do Google Docs, com o intuito de traçar o perfil do sujeito evadido que retornou ao curso e analisar as possíveis causas da evasão. Utilizando-se de referenciais teóricos acerca da evasão discente, tais como: Ferreira (2016), Vitelli (2009), Biazus (2004) e Rodrigues (2012) possibilitou-se compreender o termo evadido, assim como verificar-se que os motivos da evasão definitiva são os mesmos, ou muito próximos, dos motivos dos evadidos que retornaram ao curso. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sujeito Evadido. Políticas de permanência. Licenciatura em Matemática. Retorno à Universidade. | - |
Título: dc.title | ANÁLISE DAS FALAS DOS SUJEITOS QUE EVADIRAM E RETORNARAM AO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNESPAR - CAMPUS DE CAMPO MOURÃO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: