DA GEOGRAFIA CRÍTICA PARA A PRÁTICA DE REFLEXÃO EM SALA DE AULA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDalila Menegazzo-
Autor(es): dc.creatorAndrey Sandrin-
Autor(es): dc.creatorFelipe Carneiro-
Autor(es): dc.creatorRicardo Leme-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:50:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:50:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91483-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91483-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é resultado de pesquisa dos acadêmicos de Geografia da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, que participam do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) em colégios públicos de Francisco Beltrão, acompanhando turmas de ensino médio, e visa discutir o tema “da Geografia Crítica para a Prática de Reflexão em Sala de Aula”. No trabalho a seguir serão pautadas as seguintes reflexões: geografia crítica; ensino e educação geográfica; e a expectativa dos estudantes quanto a escola. O objetivo é de dialogar com estes três aspectos. É de suma importância analisar sob diferentes perspectivas a forma de como compreender o espaço geográfico e trabalhar esses conteúdos nas escolas. Procura-se também mensurar algumas questões pertinentes a respeito das mais variadas metodologias adotadas no decorrer das aulas de Geografia. Além disso, daremos enfoque nas possibilidades que a escola juntamente com os sujeitos que nela interagem podem desenvolver, rompendo com as barreiras do senso comum. Na atualidade, pensar nas formas mais eficientes de ensino a serem aplicadas em sala de aula pelos professores tem sido algo bastante frequente. As dificuldades são nítidas tanto as encontradas pelos docentes, em relação a como realizarem as suas abordagens metodológicas, quanto pelos alunos no sentido de compreenderem os conteúdos, interligando-os à sua realidade. distinguir algumas das metodologias mais adotadas pelos professores na condução de suas aulas é um elemento fundamental para entender com mais clareza as ambiguidades que permeiam o processo de ensino aprendizagem nas escolas brasileiras. Neste contexto, destacamos no presente trabalho os contrastes entre as práticas de ensinar geografia e de educar geograficamente, buscando esclarecer vínculos entre os processos, uma vez que embora distintos são complementares. Para que estes processos cumpram com seu dever científico faz-se uma análise sobre o que é a geografia crítica, sendo fiel ao seu objeto de pesquisa que é o espaço. A partir das análises busca-se compreender o papel da escola enquanto ponte entre a ciência e os educandos. Para desenvolver este raciocínio utiliza-se como material de apoio referências bibliográficas de Milton Santos (2008), Lana Cavalcanti (2005 e 2010), Eduardo Girotto e Najla Mormul (2016).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia Crítica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Geográfica-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Título: dc.titleDA GEOGRAFIA CRÍTICA PARA A PRÁTICA DE REFLEXÃO EM SALA DE AULA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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