
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Dalila Menegazzo | - |
| Autor(es): dc.creator | Andrey Sandrin | - |
| Autor(es): dc.creator | Felipe Carneiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Ricardo Leme | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:50:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:50:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91483 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91483 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho é resultado de pesquisa dos acadêmicos de Geografia da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, que participam do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) em colégios públicos de Francisco Beltrão, acompanhando turmas de ensino médio, e visa discutir o tema “da Geografia Crítica para a Prática de Reflexão em Sala de Aula”. No trabalho a seguir serão pautadas as seguintes reflexões: geografia crítica; ensino e educação geográfica; e a expectativa dos estudantes quanto a escola. O objetivo é de dialogar com estes três aspectos. É de suma importância analisar sob diferentes perspectivas a forma de como compreender o espaço geográfico e trabalhar esses conteúdos nas escolas. Procura-se também mensurar algumas questões pertinentes a respeito das mais variadas metodologias adotadas no decorrer das aulas de Geografia. Além disso, daremos enfoque nas possibilidades que a escola juntamente com os sujeitos que nela interagem podem desenvolver, rompendo com as barreiras do senso comum. Na atualidade, pensar nas formas mais eficientes de ensino a serem aplicadas em sala de aula pelos professores tem sido algo bastante frequente. As dificuldades são nítidas tanto as encontradas pelos docentes, em relação a como realizarem as suas abordagens metodológicas, quanto pelos alunos no sentido de compreenderem os conteúdos, interligando-os à sua realidade. distinguir algumas das metodologias mais adotadas pelos professores na condução de suas aulas é um elemento fundamental para entender com mais clareza as ambiguidades que permeiam o processo de ensino aprendizagem nas escolas brasileiras. Neste contexto, destacamos no presente trabalho os contrastes entre as práticas de ensinar geografia e de educar geograficamente, buscando esclarecer vínculos entre os processos, uma vez que embora distintos são complementares. Para que estes processos cumpram com seu dever científico faz-se uma análise sobre o que é a geografia crítica, sendo fiel ao seu objeto de pesquisa que é o espaço. A partir das análises busca-se compreender o papel da escola enquanto ponte entre a ciência e os educandos. Para desenvolver este raciocínio utiliza-se como material de apoio referências bibliográficas de Milton Santos (2008), Lana Cavalcanti (2005 e 2010), Eduardo Girotto e Najla Mormul (2016). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia Crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Geográfica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Título: dc.title | DA GEOGRAFIA CRÍTICA PARA A PRÁTICA DE REFLEXÃO EM SALA DE AULA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: