
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Cassiano Mignoni | - |
| Autor(es): dc.creator | Everton Bandeira Martins | - |
| Autor(es): dc.creator | Eliriane Tonatto dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:06:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:06:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91482 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91482 | - |
| Descrição: dc.description | O jogo didático é uma maneira de estimular o desenvolvimento do conhecimento dos adolescentes como apontam Piaget e Vygotsky e a extensa literatura sobre desenvolvimento cognitivo, além de ser uma ferramenta que possibilita uma interação maior entre os discentes e desenvolvimento de suas autonomias. Desta maneira buscou-se elaborar um jogo lúdico destinado ao aprimoramento do aprendizado e ensino de História, também reforçando os pressupostos de competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): formar cidadãos autônomos e cientes do seu papel como sujeitos em seu tempo histórico. Com base nas pesquisas científicas e do Programa Residência Pedagógica, os autores buscaram novas opções de transmitir conhecimento e através do brincar é que se aprende também, portanto buscou-se elaborar um jogo didático em que pudesse auxiliar na aquisição do conhecimento histórico e do desenvolvimento das habilidades cognitivas. O jogo lúdico foi construído no formato de tabuleiro pelos autores, cujos denominaram: “A Independência”. E conta com questões diversas que compreendem os temas de cultura, cidadania e independência sob o plano histórico da Independência do Brasil destinado para o Ensino Fundamental e Médio. O jogo é organizado em um tabuleiro e possui regras determinadas para as ações, sendo possível dividir em cinco grupos e o seu funcionamento se caracteriza através de respostas das “cartas perguntas” que condicionaram o número de “casas” para avançar ou retroceder no tabuleiro. Através das perguntas que se encontram nas cartas, os jogadores poderão refletir e adquirir conhecimento histórico e ganhos cognitivos. Como prática pedagógica, o jogo didático mostrou-se como uma alternativa aos meios tradicionais de ensino, além de possibilitar novas metodologias para o aprendizado de História. A construção e sua aplicação pelos autores demonstrou-se como uma das alternativas aos modelos tradicionais de ensino, sendo efetivo para a aquisição do conhecimento histórico durante atividades lúdicas, como a desenvolvida pelos autores. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Criação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práxis. | - |
| Título: dc.title | PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONCEPÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: