PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONCEPÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCassiano Mignoni-
Autor(es): dc.creatorEverton Bandeira Martins-
Autor(es): dc.creatorEliriane Tonatto dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:06:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:06:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91482-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91482-
Descrição: dc.descriptionO jogo didático é uma maneira de estimular o desenvolvimento do conhecimento dos adolescentes como apontam Piaget e Vygotsky e a extensa literatura sobre desenvolvimento cognitivo, além de ser uma ferramenta que possibilita uma interação maior entre os discentes e desenvolvimento de suas autonomias. Desta maneira buscou-se elaborar um jogo lúdico destinado ao aprimoramento do aprendizado e ensino de História, também reforçando os pressupostos de competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): formar cidadãos autônomos e cientes do seu papel como sujeitos em seu tempo histórico. Com base nas pesquisas científicas e do Programa Residência Pedagógica, os autores buscaram novas opções de transmitir conhecimento e através do brincar é que se aprende também, portanto buscou-se elaborar um jogo didático em que pudesse auxiliar na aquisição do conhecimento histórico e do desenvolvimento das habilidades cognitivas. O jogo lúdico foi construído no formato de tabuleiro pelos autores, cujos denominaram: “A Independência”. E conta com questões diversas que compreendem os temas de cultura, cidadania e independência sob o plano histórico da Independência do Brasil destinado para o Ensino Fundamental e Médio. O jogo é organizado em um tabuleiro e possui regras determinadas para as ações, sendo possível dividir em cinco grupos e o seu funcionamento se caracteriza através de respostas das “cartas perguntas” que condicionaram o número de “casas” para avançar ou retroceder no tabuleiro. Através das perguntas que se encontram nas cartas, os jogadores poderão refletir e adquirir conhecimento histórico e ganhos cognitivos. Como prática pedagógica, o jogo didático mostrou-se como uma alternativa aos meios tradicionais de ensino, além de possibilitar novas metodologias para o aprendizado de História. A construção e sua aplicação pelos autores demonstrou-se como uma das alternativas aos modelos tradicionais de ensino, sendo efetivo para a aquisição do conhecimento histórico durante atividades lúdicas, como a desenvolvida pelos autores.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectCriação-
Palavras-chave: dc.subjectPráxis.-
Título: dc.titlePROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONCEPÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.