Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Bernardo Pires Petrucci Souto | - |
Autor(es): dc.creator | Gabriel Dias Morales | - |
Autor(es): dc.creator | Luene da Silva Rodeghiero | - |
Autor(es): dc.creator | Nathália Vitória Reinehr | - |
Autor(es): dc.creator | Eduardo Marks de Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:44:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:44:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91478 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91478 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho apresenta o relato das aplicações da oficina elaborada por alunos de licenciatura, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pelo subprograma de Língua Inglesa, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), de acordo com os preceitos previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para as turmas de 6º ano do Colégio Estadual Cassiano do Nascimento, na cidade de Pelotas. Assim, explica-se como foram dadas essas aplicações, relacionando-as com o que foi planejado anteriormente pelos participantes do programa e o que de fato ocorreu durante a execução das atividades em sala de aula. Assim, partir da leitura dos preceitos da BNCC Ensino Fundamental, os graduandos em licenciatura em Letras decidiram trabalhar a influência da língua inglesa na língua portuguesa, o porquê de seu estudo, e sua importância no cotidiano da sociedade brasileira em geral, através da identificação de expressões e palavras presentes em variados contextos de uso social. Em 4 aulas de 45 minutos a 1 hora, procurou-se através de atividades orais e escritas desenvolver o repertório lexical em língua inglesa dos alunos do 6º ano, bem como o desenvolvimento fonético-fonológico, dando-se ênfase à importância da pronúncia na produção do significado de palavras em inglês. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | inglês | - |
Palavras-chave: dc.subject | atividades. | - |
Título: dc.title | RELATO DA APLICAÇÃO DE OFICINA DO PIBID UFPEL COM O ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A LÍNGUA INGLESA NO COTIDIANO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: