Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | UNIPAMPA | - |
Autor(es): dc.creator | Eduardo de Oliveira Dutra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:39:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:39:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91476 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91476 | - |
Descrição: dc.description | Neste estudo, contextualizamos o Núcleo 1 – Língua Espanhola, do Subprojeto Multidisciplinar, que está vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Rio Grande do Sul. Além disso, apresentamos a metodologia de intervenção pedagógica adotada no Núcleo referido com a intenção de refletirmos sobre a formação inicial dos discentes participantes do PIBID, que está baseada, simultaneamente, no ensino e na pesquisa. Inicialmente, tratamos do Núcleo de Línguas Adicionais: Espanhol e Respectivas Literaturas, a partir de três eixos: composição e extensão, organização e ações. Posteriormente, trazemos à tona questões relacionadas à pesquisa-ação (THIOLLENT, 1987, 2011) e apresentamos nossa proposta de estrutura de intervenção pedagógica, a qual pode ser caracterizada metodologicamente como mista, visto que abrange aspectos de metodologia de pesquisa e de intervenção. Por último, aplicamos questionário sobre a percepção dos pibidianos, a respeito da estrutura da intervenção pedagógica adotada, tendo em vista facilidades, dificuldades e benefícios momentâneos e futuros para a sua formação inicial. Os resultados, no início do processo de apropriação da estrutura da intervenção pedagógica, por parte dos pibidianos, apontaram dificuldades terminológicas, conceituais. Também houve evidências de dificuldades na elaboração de materiais a partir dos objetivos constituitvos da intervenção pedagógica. Contudo, eles assinalaram que, através das formações teórico-práticas e do trabalho colaborativo com o seu par e a professora supervisora, puderam desenvolver propostas coerentes com os seus propósitos estabelecidos para o ensino do espanhol no contexto escolar. Acrescido a isso, os pibidianos indicaram benefícios da capacidade de reflexão sobre os efeitos da intervenção pedagógica, o que resultou em ressignificações metodológicas. Concluímos que o PIBID permite ações destinadas à formação inicial e à formação continuada, respectivamente, de licenciandos e de professores em serviço, de modo que práticas pedagógicas possam ser iniciadas e outras revistas. A estrutura de intervenção pedagógica parece ter possibilitado a instrumentalização dos pibidianos, tanto de cunho pedagógico quanto de carárter investigativo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | intervenção pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | espanhol | - |
Palavras-chave: dc.subject | formação inicial | - |
Palavras-chave: dc.subject | contexto escolar | - |
Título: dc.title | O CASO DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO NÚCLEO DE LÍNGUAS ADICIONAIS – ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, CAMPUS BAGÉ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: