OBSERVAÇÃO, PLANEJAMENTO E REGISTRO NO PIBID: VIVENCIANDO A PRÁXIS EDUCATIVA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorIara Francio-
Autor(es): dc.creatorSarah Souza Mazetto-
Autor(es): dc.creatorThais Amann-
Autor(es): dc.creatorCaroline Machado Cortelini Conceição-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:57:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:57:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91470-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91470-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta as experiências e atividades desenvolvidas nos últimos meses até o presente momento, pelas integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID em uma instituição de educação infantil localizada na cidade de Francisco Beltrão - PR, que gradualmente vem introduzindo em sua prática educacional a pedagogia Montessoriana e seus métodos. Orientadas pelas duas professoras regentes da turma que atuamos, nossas atividades na instituição se pautam em realizar o planejamento de uma atividade pedagógica que é aplicada com as crianças uma vez por mês e a partir das observações em sala, fazer registros em diário de bordo e no caderno de registros sobre as crianças. Na universidade, são feitos estudos de textos direcionados para o método Montessori e do planejamento na área da educação infantil. Por meio das experiências vividas no programa, como a realização de atividades e observações em sala, foi possível criar uma ponte com as autoras Maria Montessori (1965), Luciana Esmeralda Ostetto (2008) e Marita Martins Redin (2017) e fazer reflexões e discussões teóricas acerca do ato de planejar, observar e registrar para a significação da prática pedagógica no trabalho com crianças pequenas, destacar as contribuições que essas experiências e estudos trazem para nosso desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional, enquanto graduandas do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e abordar que o ato de documentar a prática docente e elaborar planejamentos comprometidos com a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, precisam estar presentes no cotidiano educacional. Ao escrevermos o relato de experiência, anexamos o modelo de planejamento e dos registros utilizados por nós pibidianas na instituição, para assim explanar como eles são realizados e aplicados. Por meio desta escrita, compreendeu-se que ser participantes do PIBID tem sido de suma importância para a nossa formação, tendo em vista que o programa nos proporciona uma experiência rica e embasamento teórico e prático para a docência, e também por nos fazer refletir e ressignificar a concepção de planejar, observar e registrar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjecteducação infantil, PIBID, planejamento, registro.-
Título: dc.titleOBSERVAÇÃO, PLANEJAMENTO E REGISTRO NO PIBID: VIVENCIANDO A PRÁXIS EDUCATIVA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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