Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Iara Francio | - |
Autor(es): dc.creator | Sarah Souza Mazetto | - |
Autor(es): dc.creator | Thais Amann | - |
Autor(es): dc.creator | Caroline Machado Cortelini Conceição | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:57:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:57:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91470 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91470 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta as experiências e atividades desenvolvidas nos últimos meses até o presente momento, pelas integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID em uma instituição de educação infantil localizada na cidade de Francisco Beltrão - PR, que gradualmente vem introduzindo em sua prática educacional a pedagogia Montessoriana e seus métodos. Orientadas pelas duas professoras regentes da turma que atuamos, nossas atividades na instituição se pautam em realizar o planejamento de uma atividade pedagógica que é aplicada com as crianças uma vez por mês e a partir das observações em sala, fazer registros em diário de bordo e no caderno de registros sobre as crianças. Na universidade, são feitos estudos de textos direcionados para o método Montessori e do planejamento na área da educação infantil. Por meio das experiências vividas no programa, como a realização de atividades e observações em sala, foi possível criar uma ponte com as autoras Maria Montessori (1965), Luciana Esmeralda Ostetto (2008) e Marita Martins Redin (2017) e fazer reflexões e discussões teóricas acerca do ato de planejar, observar e registrar para a significação da prática pedagógica no trabalho com crianças pequenas, destacar as contribuições que essas experiências e estudos trazem para nosso desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional, enquanto graduandas do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e abordar que o ato de documentar a prática docente e elaborar planejamentos comprometidos com a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, precisam estar presentes no cotidiano educacional. Ao escrevermos o relato de experiência, anexamos o modelo de planejamento e dos registros utilizados por nós pibidianas na instituição, para assim explanar como eles são realizados e aplicados. Por meio desta escrita, compreendeu-se que ser participantes do PIBID tem sido de suma importância para a nossa formação, tendo em vista que o programa nos proporciona uma experiência rica e embasamento teórico e prático para a docência, e também por nos fazer refletir e ressignificar a concepção de planejar, observar e registrar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação infantil, PIBID, planejamento, registro. | - |
Título: dc.title | OBSERVAÇÃO, PLANEJAMENTO E REGISTRO NO PIBID: VIVENCIANDO A PRÁXIS EDUCATIVA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: