A MONITORIA COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNathalia Neufeld-
Autor(es): dc.creatorClaudete Lima Martins-
Autor(es): dc.creatorClaudete Lima Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:14:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:14:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91468-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91468-
Descrição: dc.descriptionO projeto de monitoria é uma modalidade de ensino normalmente prevista nos regimentos das diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) e tem como objetivo geral, contribuir para a melhoria do ensino de graduação, promovendo a cooperação acadêmica entre alunos e docentes. Portanto, este trabalho apresenta as experiências da autora que atuou como monitora no componente curricular de Organização do Trabalho Pedagógico na Escola - OTPE, oferecido aos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pampa, no campus Bagé. . Busca-se promover a reflexão a respeito da relevância e contribuições do projeto de monitoria, para a formação docente dos alunos que participam do componente curricular. Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de campo com caráter qualitativo e perspectiva exploratória., A coleta de dados se deu por meio de questionários com perguntas dissertativas, e pela realização de observações durante as aulas. Os sujeitos da pesquisa foram oito alunos do Curso de Licenciatura em Música, que cursam a componente curricular onde a monitora autora no período de maio a julho de 2019. A partir da análise do conteúdo dos dados obtidos por meio dos questionários verificou-se que a experiência com a prática docente oportunizou a estudante monitora o aprofundamento teórico e prático a respeito da docência e, em especial conhecimentos sobre: como lidar com os alunos, como corrigir trabalhos e como auxiliar os alunos na organização dos estudos e trabalhos. Noutra perspectiva, os estudantes que são sujeitos da pesquisa, afirmaram que a monitoria foi de grande auxílio, principalmente no que se refere à realização das atividades teórico-práticas propostas na componente.Portanto, concluímos que o Projeto de Monitoria contribuiu tanto para a qualificação da formação acadêmico-profissional da estudante que atuou como monitora, quanto e, principalmente, dos estudantes licenciandos que dele participaram.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectMonitoria, contribuição, formação docente, experiência.-
Título: dc.titleA MONITORIA COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.