
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Nathalia Neufeld | - |
| Autor(es): dc.creator | Claudete Lima Martins | - |
| Autor(es): dc.creator | Claudete Lima Martins | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:14:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:14:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91468 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91468 | - |
| Descrição: dc.description | O projeto de monitoria é uma modalidade de ensino normalmente prevista nos regimentos das diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) e tem como objetivo geral, contribuir para a melhoria do ensino de graduação, promovendo a cooperação acadêmica entre alunos e docentes. Portanto, este trabalho apresenta as experiências da autora que atuou como monitora no componente curricular de Organização do Trabalho Pedagógico na Escola - OTPE, oferecido aos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pampa, no campus Bagé. . Busca-se promover a reflexão a respeito da relevância e contribuições do projeto de monitoria, para a formação docente dos alunos que participam do componente curricular. Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de campo com caráter qualitativo e perspectiva exploratória., A coleta de dados se deu por meio de questionários com perguntas dissertativas, e pela realização de observações durante as aulas. Os sujeitos da pesquisa foram oito alunos do Curso de Licenciatura em Música, que cursam a componente curricular onde a monitora autora no período de maio a julho de 2019. A partir da análise do conteúdo dos dados obtidos por meio dos questionários verificou-se que a experiência com a prática docente oportunizou a estudante monitora o aprofundamento teórico e prático a respeito da docência e, em especial conhecimentos sobre: como lidar com os alunos, como corrigir trabalhos e como auxiliar os alunos na organização dos estudos e trabalhos. Noutra perspectiva, os estudantes que são sujeitos da pesquisa, afirmaram que a monitoria foi de grande auxílio, principalmente no que se refere à realização das atividades teórico-práticas propostas na componente.Portanto, concluímos que o Projeto de Monitoria contribuiu tanto para a qualificação da formação acadêmico-profissional da estudante que atuou como monitora, quanto e, principalmente, dos estudantes licenciandos que dele participaram. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Monitoria, contribuição, formação docente, experiência. | - |
| Título: dc.title | A MONITORIA COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: