Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Eduarda da Silva Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Angélica Tomé Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Roque Da Costa Güllich | - |
Autor(es): dc.creator | Rosângela Matos Uhmann | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:53:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:53:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91467 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91467 | - |
Descrição: dc.description | A temática da Educação Ambiental (EA) constitui um campo complexo, pois necessita ser trabalhada de forma transversal sendo elencada nas diferentes áreas de saber. A presente pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica teve por objetivo analisar nos trabalhos completos do evento Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA), as práticas educativas de EA na Educação Básica em relação às concepções de EA, compreendendo os anos de 2011 e 2012. Primeiramente foi realizada a busca nos trabalhos com o descritor: Práticas educativas, encontrando-se um total de 137 trabalhos. E 19 foram selecionados, analisados e catalogados em três categorias, a saber: conservadora, ecologia social e a ecologia política. Portanto, a EA precisa ser entendida como uma ação para contribuir na formação de indivíduos sensibilizados com a problemática ambiental, pois há muita exploração dos recursos naturais, fazendo-se ampla discussão sobre a EA nos diversos âmbitos da Educação Básica, visando à construção de conhecimento sobre o ambiente de forma responsável individual e coletivamente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio Ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas educativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de cidadãos. | - |
Título: dc.title | UM OLHAR PARA AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE PERMEIAM AS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: