PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A PRÁXIS EDUCATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorKatia Sabai-
Autor(es): dc.creatorAdrielle Krinski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:26:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:26:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91466-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91466-
Descrição: dc.descriptionO Programa Residência Pedagógica (RP), é um novo desafio e uma oportunidade de formação inicial e continuada, pois o programa auxilia na construção de uma visão mais crítica e reflexiva sobre a Educação através da práxis pedagógica. Diante disto, a pesquisa se justifica pela necessidade de relatar as experiências que as residentes vivenciam na execução do RP, pois por ser um programa relativamente novo, é importante compartilhar tais vivências e levantar discussões a cerca do que está sendo desenvolvido e trabalhado pelas residentes, e neste viés, esta pesquisa tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica entre os anos de 2018 a 2019 e apresentar algumas atividades realizadas pelas residentes no RP em sua regência escolar dentro de uma metodologia ativa. Para tanto, o presente trabalho estrutura-se em descrição das atividades realizadas no Programa de Residência Pedagógica entre os anos de 2018 a 2019, seguido da discussão da ludicidade por meio da metodologia ativa nas regências escolares das residentes e trazendo conclusões acerca das atividades desenvolvidas amparadas na literatura. Vale ressaltar, que o Programa Residência Pedagógica CAPES/PR oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR/UV, compreenderá quatro etapas dinamicamente articuladas para o seu desenvolvimento, sendo elas: Momento de estudo e preparação das atividades a serem executadas na residência; período de observação e análise de desenvolvimento de atividades escola-campo; regência escolar de no mínimo 100 horas; e por fim, elaboração do relatório e socialização das experiências. Portanto, o Programa Residência Pedagógica contribui para criar e fortalecer uma parceria entre a universidade e a escola de educação básica, a fim de manter um contato direto com a área de atuação, proporcionando momentos de reflexão sobre a ação, que são de extrema importância para uma análise crítica e reflexiva sobre as atividades docentes, além de fortalecer a formação profissional do residente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia. Residência Pedagógica CAPES/PIBID. Lúdico. Práxis Pedagógica.-
Título: dc.titlePROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A PRÁXIS EDUCATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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