Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Katia Sabai | - |
Autor(es): dc.creator | Adrielle Krinski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:26:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:26:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91466 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91466 | - |
Descrição: dc.description | O Programa Residência Pedagógica (RP), é um novo desafio e uma oportunidade de formação inicial e continuada, pois o programa auxilia na construção de uma visão mais crítica e reflexiva sobre a Educação através da práxis pedagógica. Diante disto, a pesquisa se justifica pela necessidade de relatar as experiências que as residentes vivenciam na execução do RP, pois por ser um programa relativamente novo, é importante compartilhar tais vivências e levantar discussões a cerca do que está sendo desenvolvido e trabalhado pelas residentes, e neste viés, esta pesquisa tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica entre os anos de 2018 a 2019 e apresentar algumas atividades realizadas pelas residentes no RP em sua regência escolar dentro de uma metodologia ativa. Para tanto, o presente trabalho estrutura-se em descrição das atividades realizadas no Programa de Residência Pedagógica entre os anos de 2018 a 2019, seguido da discussão da ludicidade por meio da metodologia ativa nas regências escolares das residentes e trazendo conclusões acerca das atividades desenvolvidas amparadas na literatura. Vale ressaltar, que o Programa Residência Pedagógica CAPES/PR oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR/UV, compreenderá quatro etapas dinamicamente articuladas para o seu desenvolvimento, sendo elas: Momento de estudo e preparação das atividades a serem executadas na residência; período de observação e análise de desenvolvimento de atividades escola-campo; regência escolar de no mínimo 100 horas; e por fim, elaboração do relatório e socialização das experiências. Portanto, o Programa Residência Pedagógica contribui para criar e fortalecer uma parceria entre a universidade e a escola de educação básica, a fim de manter um contato direto com a área de atuação, proporcionando momentos de reflexão sobre a ação, que são de extrema importância para uma análise crítica e reflexiva sobre as atividades docentes, além de fortalecer a formação profissional do residente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia. Residência Pedagógica CAPES/PIBID. Lúdico. Práxis Pedagógica. | - |
Título: dc.title | PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A PRÁXIS EDUCATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: