AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INSERÇÃO NA METODOLOGIA DE MARIA MONTESSORI

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMaria Kisel Araujo-
Autor(es): dc.creatorMarina da Luz-
Autor(es): dc.creatorIliane Baifus-
Autor(es): dc.creatorElizabete de Moura-
Autor(es): dc.creatorCaroline Conceição-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:32:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:32:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91464-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91464-
Descrição: dc.descriptionEste estudo faz parte de um projeto realizado pelo PIBID, em um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) na cidade de Francisco Beltrão PR, o qual adotou a pedagogia desenvolvida por Maria Montessori, conhecida como pedagogia Montessoriana. no entanto, o mesmo encontra-se em adaptação curricular e organização da rotina, os planejamentos são adaptados as atividades deste método, pois o CMEI segue a proposta da prefeitura de temas e planejamentos conforme currículo da BNCC. A pedagogia Montessoriana tem como foco principal a autonomia da criança que com sua curiosidade natural, explora e da mais abertura a sua necessidade de aprender, se estiver um ambiente adequado e estimulante a sua disposição. Para complementar a linha pedagógica do método Maria Montessori desenvolveu seu próprio material didático. Este tem a função de ajudar a criança no seu processo de aprendizagem, partindo de uma situação concreta ate a completa abstração do que foi aprendido. No CMEI, as pibidianas acompanham semanalmente as atividades desenvolvidas pelas professoras e observam/auxiliam na rotina das crianças. Dentre as tarefas também está o acompanhamento da turma na sala de atividades Montessoriana, e uma vez ao mês aplicam atividades anteriormente planejadas com o auxílio das supervisoras e da professora orientadora da UNIOESTE. Quinzenalmente é realizada uma reunião com todas as alunas participantes e a professora orientadora, onde é feito estudos sobre o método Montessori, orientação de planejamentos e registros e outras atividades. Com isso, o presente estudo tem como objetivo apresentar algumas atividades realizadas no CMEI e demonstrar a contribuição da proposta Montessoriana de trabalho, bem como o material didático que foi desenvolvido para complementar a sua linha pedagógica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Montessoriana-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectMaria Montessori;-
Título: dc.titleAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INSERÇÃO NA METODOLOGIA DE MARIA MONTESSORI-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.