ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorEumar Kohler-
Autor(es): dc.creatorBruna Liz-
Autor(es): dc.creatorAnna Padilha-
Autor(es): dc.creatorGabrielli Costa-
Autor(es): dc.creatorLydiane Rohrbacher-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:42:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:42:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91462-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91462-
Descrição: dc.descriptionA proposta desse trabalho é apresentar reflexões sobre o processo de inserção dos acadêmicos do PIBID/UFPR/Educação Física na realidade de uma escola da Rede Municipal de Educação de Curitiba. A problematização da inclusão emergiu a partir da síntese dos relatórios de observação e intervenção no cotidiano escolar e o modo como as rotinas da escola se adequaram a essas situações. A princípio, o trabalho situa-se na descrição das aulas práticas de Educação Física na escola, considerando o processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. Tal fato nem sempre é discutido, articulado e abordado com destaque, em detrimento, da importância no processo educacional do binômio inclusão/exclusão na educação básica. Incluir alunos especiais durante as aulas, não é uma tarefa fácil, o professor precisa levar em consideração no planejamento, a etapa de desenvolvimento em que o aluno se encontra diante de cada habilidade, interesses e limitações visando a orientação, valorização e o enriquecimento da experiência de aprendizagem do aluno de forma positiva e igualitária à todos os educandos. Da experiência no contexto escolar emergiram as seguintes questões: para o desenvolvimento do aluno é melhor incluí-lo em uma sala híbrida, iniciando um processo de inclusão ou trabalhar somente com alunos com necessidades especiais? O que o alunado, de forma geral, aprende com os alunos com necessidades educativas especiais? Vivenciamos a dificuldade de colocar prática o processo de inclusão nas aulas de Educação Física, isso porque nem sempre o aluno está disposto a participar, além disso, é difícil saber até que ponto insistir para que o mesmo participe das atividades propostas, mesmo com auxílio dos professores. Entretanto, quando esses sujeitos se tornam ativos, as aulas se transformam em espaços de enriquecimento das experiências tanto para professores como para os colegas de classe. É importante ressaltar também, o cuidado dos demais alunos para com os alunos especiais, amizade, respeito, saber respeitar os limites do outro e a relação interpessoal são fatores relevantes nesse processo de inclusão, o que torna a escola um espaço que possibilita a aprendizagem, apesar das dificuldades e resistências.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectinclusão-
Palavras-chave: dc.subjecteducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectcuidado-
Título: dc.titleATUAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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