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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Edineia Krassowski | - |
Autor(es): dc.creator | Carolaine Tabile | - |
Autor(es): dc.creator | Cecília Hauresko | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:59:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:59:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91458 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91458 | - |
Descrição: dc.description | RESUMO: O mundo contemporâneo passa por importantes transformações, provocadas pelo avanço e velocidade da informação e essas mudanças têm impactado o universo escolar. Nesse contexto, refletir sobre as transformações na educação é responsabilidade de quem ensina, já que estas exigem que os professores revejam as suas metodologias e práticas docentes A criação do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, vem com esse propósito, isto é, de incentivar a formação e a valorização de professores para a Educação Básica, reduzindo a distância entre teoria e prática, entre a Universidade e a escola. Partindo desse pressuposto, este trabalho pretende apresentar as experiências que, no nosso entendimento, resultaram em aprendizagem significativa para os alunos e que proporcionaram à nós Bolsistas do PIBID de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, um espaço de prática docente em Geografia, de modo, que tivemos a oportunidade de construir coletivamente o conhecimento geográfico. Nesse sentido, concordamos com Kaercher (2010) quando afirma que só pode ensinar quem é capaz de aprender. Na busca de melhorar a qualidade de ensino de Geografia, o PIBID realizou no Colégio Estadual Manoel Ribas, localizado na cidade de Guarapuava/PR, a aulas de regência sobre os setores da economia, para uma turma de alunos de 6ºAno. Ao propormos essas ações planejamos um maior envolvimento dos alunos nas aulas ministradas. Para tanto, elaborou-se e aplicou-se um jogo de maneira a instigar e incentivar os alunos a participarem ativamente das nossas ações em sala de aula e que assim, pudéssemos contribuir para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, onde tanto aluno quanto professor ganham. Compreende-se que o desenvolvimento através do jogo tem como finalidade estimular o empenho do aluno nos conteúdos apresentados de forma agradável. O lúdico desperta o interesse de forma interativa. As aulas foram divididas em duas partes: Na primeira desenvolvemos uma aula teórica, de forma expositiva e dialogada; e a segunda, a aplicação de uma atividade lúdica, que consistiu em um ‘Jogo das Três pistas” O objetivo central da atividade foi proporcionar um ensino animado e motivador, para melhorar a compreensão pelos alunos do conteúdo trabalho A atividade lúdica possibilitou a participação e interação dos alunos, todos acabaram se envolvendo na dinâmica do jogo. Posto isso, vale salientar a experiência positiva dessa prática que, sem dúvida, contribuiu para melhorar a relação ensino-aprendizagem despertando nos alunos a vontade de aprender o conteúdo trabalhado e participar mais das aulas de Geografia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Palavras-chave: ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | lúdico | - |
Palavras-chave: dc.subject | geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino-aprendizagem | - |
Título: dc.title | A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE AULA COM JOGO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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