
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Unochapecó - Universidade Comunitária da Região de Chapecó | - |
| Autor(es): dc.creator | Marinilse Netto | - |
| Autor(es): dc.creator | Amanda Karolina Pavanati | - |
| Autor(es): dc.creator | Eliana Teixeira dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Gisanelli Rocha | - |
| Autor(es): dc.creator | Kairo Madah Moraes | - |
| Autor(es): dc.creator | Magali Andretta | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:38:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:38:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91456 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91456 | - |
| Descrição: dc.description | O trabalho apresenta uma experiência realizada pelo PIBID - Artes Visuais em uma turma de ensino médio de uma escola estadual localizada no município de Chapecó-SC. Teve como objetivo gerar meios para dialogar sobre o bullying na escola, presente nas ações cotidianas dos estudantes e percebido durante as observações e interações com as práticas escolares, tornando-se um tema para problematizações. A linguagem artística escolhida para mediar os diálogos sobre o tema foi a performance. A partir da arte contemporânea é possível promover um ensino questionador, crítico e consciente, abordando diversos temas além da própria arte. O fenômeno do bullying ainda é pouco explorado pela literatura brasileira e de acordo com os estudos realizados trata-se de um problema que provoca diferentes comportamentos, afirmam Zequinão et al., (2016) e em alguns casos, a vítima torna-se também um agressor (PUHL; KING, 2013). É preciso falar sobre o bullying, pois, de acordo com Fante (2005) o bullying envolve diferentes faixas etárias e contextos (FANTE, 2005) e atualmente, tem ocasionado crises em todo o mundo, pois tornou-se um problema social (SOUZA; ALMEIDA, 2011). Como roteiro metodológico foram desenvolvidas 18 horas/aula teórico-práticas, estudos sobre arte contemporânea e performance, atividades práticas com uso de jogos teatrais e dinâmicas expressivas; produção de um elemento denominado ‘casaco-casulo’ usado na performance e considerado um objeto de arte. O tema bullying esteve em todo o foco das atividades, gerando diálogos e reflexões sobre suas consequências. A experiência artística sensibilizou e abriu espaço para falar sobre o fenômeno de forma aberta, gerando novos sentidos, potenciou dar visualidade e visibilidade ao tema e deste modo, contribuir para mostrar o quanto danosa é esta prática. Como um problema que afeta toda a comunidade escolar, não deve ser negligenciado. Há necessidade de espaços e programas para debater e tratar o fenômeno no ambiente escolar. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | arte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | bullying | - |
| Palavras-chave: dc.subject | performance | - |
| Palavras-chave: dc.subject | pibid | - |
| Título: dc.title | QUANDO A PALAVRA MACHUCA... É HORA DE FALAR SOBRE O BULLYING! UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID ARTES VISUAIS DA UNOCHAPECÓ | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: