Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Keith Morais | - |
Autor(es): dc.creator | Alfred Albon | - |
Autor(es): dc.creator | Leonardo Borgo | - |
Autor(es): dc.creator | Elisângela Aksenen | - |
Autor(es): dc.creator | Edna Banin | - |
Autor(es): dc.creator | Luciana de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:45:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:45:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91455 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91455 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho intitulado "'Dominó de Frações': Estudando equivalências pela metodologia de jogos matemáticos", escrito pelos estudantes bolsistas do programa Residência Pedagógica (CAPES) Keith Gabriella Flenik Morais, Alfred James Albon, Leonardo Antonio Borgo e pela professora supervisora Elisângela Zarpelon Aksenen; orientados pelas professoras Luciana Schreiner de Oliveira e Edna Sakon Banin da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba (UTFPR-CT); relata uma aplicação de jogo matemático, pertencente a uma sequência didática, na escola em que os residentes atuam no período da tarde. Durante a aplicaçãodasequência didática destacou-se o segundo encontro, com a aplicação do jogo “Dominó de Frações” (DOMINÓ, 2015, adaptado), cuja inspiração surgiu de um jogo pronto da internet; pois as crianças demonstraram ter gostado mais e, também, porque precisavam criar estratégias em grupo para conquistarem a vitória. Neste encontro, no mês de abril de 2019, aconteceram no Colégio Estadual Jayme Canet, Curitiba/PR , nas turmas de sétimos anos A e B. Neste dia, foram ministradas duas aulas para cada turma: uma expositiva dialogada (NUNES, 2012) e outra pela metodologia de jogos matemáticos (MUNIZ, 2010). As aulas expositivas dialogadas com as turmas serviram para sanar dúvidas e resolver, junto com as turmas, as operações que estavam presentes nas peças de dominó. Deste modo, poderiam jogar com mais facilidade e rapidez. Além disso, foram necessários estudar e aprofundar as concepções Piagetianas e de Brenelli (1996), pois eles justificam e embasam a utilização de jogos matemáticos: os jogos oportunizam situações que as crianças demonstrem lacunas ou cometam erros. Em outras palavras, conforme Brenelli (1996) ancorado na teoria Piagetiana, essas situações proporcionam que o(a) professor(a) preencha as lacunas ou corrija os erros dos estudantes. Fazendo, assim, a criança superar suas dificuldades de aprendizagem. Esse relato foi elaborado pela metodologia de estudo de caso, conforme os autores Lüdke e André (2013) as quais a definem em três fases: a exploratória (período de observação), a delimitação do estudo (momento a ser analisado), a análise sistemática e a elaboração do relatório (anotação de resultados). Embora uma das turmas tenha atingido as expectativas, a outra não obteve o mesmo êxito, ou seja, desrespeitaram as regras, trapacearam e danificaram o material. Portanto, apesar de ambas as turmas terem apresentado que conseguiram assimilar as equivalências entre frações, números decimais e porcentagens, uma delas demonstrou-se organizada e a outra precisou de uma conversa sobre respeito no ambiente de trabalho e com os colegas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dominó de Frações, Jogos Matemáticos, Residência Pedagógica, Números Racionais. | - |
Título: dc.title | “DOMINÓ DE FRAÇÕES”: ESTUDANDO EQUIVALÊNCIAS PELA METODOLOGIA DE JOGOS MATEMÁTICOS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: