INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS NO ESTUDO DAS CÔNICAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCarolina Pereira Lejambre-
Autor(es): dc.creatorBianca de Assis Natal-
Autor(es): dc.creatorAnderson Roges Teixeira Góes-
Autor(es): dc.creatorGiancarlo de França Aguiar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:41:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:41:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91454-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91454-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho relata a prática realizada no ano de 2019 no Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba, por alunas participantes (bolsistas IDs) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – projeto Matemática – da Universidade Federal do Paraná. A atividade foi baseada em Investigações Matemáticas e aplicada em uma turma do 3° ano do Curso Técnico Integrado de Informática, abordando o conteúdo das Cônicas (Parábolas e Hipérboles). A apresentação dos temas foi separada em dois dias, sendo que a aplicação da atividade ocorreu em três aulas de 50 minutos cada. Com o objetivo de facilitar o aprendizado e instigar os estudantes a pensarem como matemáticos, as aulas foram desenvolvidas por meio de dobraduras, para obterem a definição de Parábola e Hipérbole e, consequentemente obterem suas equações. A atividade foi reproduzida por meio de dobras em papel vegetal com auxílio apenas de régua, caneta e compasso. Com as dobraduras realizadas, foram obtidos os desenhos das duas curvas a serem trabalhadas. A partir disso, os estudantes foram incentivados a buscarem relações no desenho afim de encontrar as definições e as equações dos lugares geométricos citados anteriormente, com o auxílio de conteúdos abordados previamente. Em seguida, foram realizadas as formalizações do conteúdo e a resolução de exercícios. O objetivo foi introduzir as cônicas por meio da investigação Matemática, tendo em vista que esse tipo de atividade contribui como um facilitador no processo de aprendizagem além de deixar o estudante mais familiarizado com o conteúdo. Durante a atividade as bolsistas IDs assumiram uma postura interrogativa a fim de promover a reflexão dos estudantes sobre o que estavam fazendo, sem o fornecimento de respostas prontas. Por fim, para se obter uma melhor análise dos resultados da atividade e a opinião dos estudantes sobre o seu desenvolvimento, utilizou-se de um questionário composto por quatro questões objetivas e duas abertas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectCônicas-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigações Matemáticas-
Palavras-chave: dc.subjectDobraduras-
Título: dc.titleINVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS NO ESTUDO DAS CÔNICAS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.