
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lussyano Stamato Filho | - |
| Autor(es): dc.creator | Flavia Carneiro Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:47:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:47:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91451 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91451 | - |
| Descrição: dc.description | O trabalho apresentado neste texto trata de uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem (SDA) e foi desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na escola estadual Dom Pedro II com os alunos do Clube de Matemática, o qual tem o intuito de ensinar a matemática de forma diferente: com jogos e experiências extraclasse. Segundo D’Ambrosio (1989, p.5) o uso de jogos matemáticos é fundamental para o ensino, pois através dele é possível abortar conceitos e critérios de uma forma mais lúdica, assim alcançando alguns alunos que tendem a ter dificuldades com a forma tradicional de aprendizagem. “o sucesso ou fracasso dos alunos diante da matemática depende de uma relação estabelecida desde os primeiros dias escolares”, ou seja, o conhecimento e a aprendizagem no ensino básico é de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento para etapas posteriores de sua vivencia escolar. A SDA analisada foi uma das situações desenvolvidas no Clube de Matemática, para alunos dos 6º e 7º anos. As situações desencadeadoras de aprendizagem trabalhadas no projeto foram desenvolvidas em sala de aula com quatro aulas de 50 minutos cada, onde em duas aulas foi apresentado o conteúdo e ensinado como trabalhar com a divisão e suas propriedades, sendo elas: critério de divisibilidade por 2 e 3, números primos e divisão com resto e na sequência foi aplicado o jogo de resto, um jogo onde alunos andam as casas do tabuleiro conforme o resto que se obteve na operação da divisão. Após a aplicação do jogo foi entregue um questionário para cada estudante e com o questionário respondido pode-se obter alguns dados para serem analisados e com isso identificar quais as dificuldades encontradas. O objetivo do projeto é encontrar possíveis soluções para as dificuldades relatadas no questionário e fazer uma base de dados naquela turma e problematizá-los. O projeto teve auxílio da coordenadora do PIBID, Flavia Dinnies Carneiro Santos ao qual auxiliou no planejamento, desenvolvimento e análise dos resultados. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Situação Desencadeadora de Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Critérios de Divisibilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos Matemáticos. | - |
| Título: dc.title | DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA DIVISÃO DO 5º E 6º DO ENSINO FUNDAMENTAL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: