
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Larissa Arianna Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Matheus Albertoni | - |
| Autor(es): dc.creator | Welton Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:25:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:25:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91447 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91447 | - |
| Descrição: dc.description | A busca para o aprimoramento da educação brasileira nos faz explorar novas técnicas, instrumentos e metodologias para aperfeiçoarmos cada vez mais o processo de ensino e aprendizagem da matemática tanto dentro da sala de aula como também fora dela. Com isso, o objetivo deste presente trabalho é apresentar um relato da experiência realizada durante o I Workshop de Matemática, organizada pelos acadêmicos e docentes do curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR – TD participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), discutindo os conceitos e formas de como abordamos o jogo da velha tridimensional aos alunos e também analisar os resultados obtidos através dessa aplicação. Os jogos, quando bem empregados, têm o poder de auxiliar na construção das estruturas do conhecimento e para que isso aconteça o professor tem que estar por dentro da mecânica do jogo, sabendo disso, criamos alguns problemas relacionados à geometria que auxiliam os alunos na estruturação do saber matemático. Diante disso, pôde-se perceber que todas as pessoas, dentre alunos e professores que participaram do workshop, saíram aprendendo algo novo, tanto uma nova forma de se relacionar um jogo com a matemática como também um pouco mais da geometria plana e espacial. Em nossas observações realizadas durante as etapas que compõem o desenvolvimento dos desafios por nós propostos percebemos a importância de trabalhar o raciocínio lógico, foi notável a possibilidade de ser construído com os alunos as ideias de abstração e psicomotricidade, logo, acreditamos que haja uma melhoria no modo de pensar e compreender a matemática por parte dos alunos e reconhecimento dos professores de que o jogo é um instrumento lúdico que pode ser usado dentro da sala de aula. Pudemos perceber o quanto o jogo da velha tridimensional pode acrescentar tanto no processo de ensino e aprendizagem como na vida de nós acadêmicos durante nossa formação e futuramente como professores. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | jogo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | instrumento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | geometria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Título: dc.title | JOGO DA VELHA TRIDIMENSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE REALIZADA EM UM WORKSHOP DE MATEMÁTICA. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: