
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Jéssica Furtado | - |
| Autor(es): dc.creator | Anderson Teixeira | - |
| Autor(es): dc.creator | Giancarlo Aguiar | - |
| Autor(es): dc.creator | Cíntia Preve | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:12:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:12:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91445 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91445 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta o relato de uma prática docente aplicada no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Curitiba, para a turma do 2º ano do curso de Informática integrado ao Ensino Médio. Tal prática, a qual teve como tema as razões trigonométricas Seno e Cosseno na circunferência trigonométrica, tinha como objetivo trabalhar o conteúdo proposto por meio da Investigação Matemática. Dessa forma, toda a atividade foi planejada e aplicada tendo em vista as etapas propostas na Investigação Matemática. Ao longo da prática docente, portanto, os estudantes tiveram a oportunidade de redescobrir a Matemática, construir seu próprio conhecimento e de serem verdadeiros investigadores dentro da sala de aula. Por fim, os resultados obtidos durante a aplicação da atividade foram analisados e discutidos com o objetivo de avaliar se a Investigação Matemática é uma ferramenta viável para utilizar na sala de aula e se traz benefícios para o processo de ensino-aprendizagem. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Investigação Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Seno | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cosseno. | - |
| Título: dc.title | A TRIGONOMETRIA POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: