A INTERMIDIALIDADE E OS MOVIMENTOS ESTÉTICOS VANGUARDISTAS: COMO JUSTAPÔ-LOS EM CLASSE?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorClarisse Longhi-
Autor(es): dc.creatorLudmilla Borinelli-
Autor(es): dc.creatorLuiza Aksenen-
Autor(es): dc.creatorMauro Leal-
Autor(es): dc.creatorNathaly Justino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:14:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:14:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91439-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91439-
Descrição: dc.descriptionAs mudanças sucedidas nas esferas econômicas, sociais, epistemológicas e comunicativas determinaram uma transformação significativa no perfil do corpo social moderno. Envoltos por esse cenário interconectado, com novos mecanismos de comunicabilidade, os processos de decodificação dos signos linguísticos tornam-se outros. À luz dessa observação, este trabalho desenvolveu-se de modo a estimular um letramento intermidiático, por intermédio da comparação de objetos artísticos compostos pela união de diferentes mídias. Para isso, definiu-se como base teórica os preceitos de intermidialidade presentes no livro Intermidialidade e Estudos Interartes: Desafios da Arte Contemporânea, organizado por Thais Diniz e André Vieira em 2012, a partir da qual estabeleceram-se noções quanto a presença dessa prática nas atividades artísticas, principalmente nos movimentos contemporâneos, como uma rede rizomática que engloba polos tecnológicos, culturais, históricos e sociais. Assim, utilizou-se como recurso didático — em sala de aula — a exposição de conceitos e exemplificações de obras pertencentes à Pop Art e à escola literária da Poesia Concreta. Bem como, uma dinâmica de análise crítica de outros exemplos dos movimentos artísticos, com o intuito de explorar as leituras, associações e interações dos alunos com os elementos verbo-visuais selecionados. Além disso, o desfecho desta etapa do projeto engendrou-se na pormenorização de uma manifestação artística muito próxima aos estudantes: a Arte de Rua, possibilitando iniciar um debate sobre a própria condição da Arte afastada de um panorama elitizado. Observou-se, desse modo, um caráter altamente reflexivo na decodificação dos símbolos aos quais foram expostos (sendo eles verbais ou imagéticos), apresentado pela turma de modo enérgico e por meio de um profundo envolvimento tanto com as obras, quanto com as discussões sociais materializadas pelas mesmas. Por fim, concluiu-se que os discentes estão dispostos e capacitados para um contato extensivo com materiais intermidiáticos, uma vez que, com os devidos estímulos e questionamentos orientadores, são aptos a compreender e assimilar os conteúdos que compõem as interartes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectIntermídia-
Palavras-chave: dc.subjectPop Art-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia Concreta.-
Título: dc.titleA INTERMIDIALIDADE E OS MOVIMENTOS ESTÉTICOS VANGUARDISTAS: COMO JUSTAPÔ-LOS EM CLASSE?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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