Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cleverton Zanon | - |
Autor(es): dc.creator | Jennyfer Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Leandro Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Hemeri Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Thayná Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Eumar Kohler | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:46:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:46:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91437 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91437 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é analisar o processo de inserção dos bolsistas de iniciação à docência PIBID/UFPR/Educação Física na escola de ensino fundamental 1 na cidade de Curitiba – PR. Inicialmente, percebemos os olhares curiosos tanto de professores como de alunos referente à atuação do projeto na escola. Aos poucos nos familiarizamos com o ambiente escolar, rotinas, acontecimentos de modo que as relações entre equipe pedagógica, professores e alunos melhoraram no momento em que compreenderam que o projeto está na escola para fortalecer nossa formação como professores (planejar, intervir, procedimentos, participação em reuniões, etc.), e ao mesmo tempo potencializar a aprendizagem dos alunos. Partimos dos relatórios para refletir sobre nosso processo de adaptação às rotinas escolares, convivência com os docentes, entendimento da proposta de trabalho do professor supervisor e vinculação ao seu trabalho e a relação com os alunos, isto é, compreender o modo como o professor organiza as aulas e o que acontece no contexto escolar. Houve estranhamento inicial na sala dos professores e também dos alunos. Entretanto, com o trabalho desenvolvido nos aproximamos dos professores em um processo de aceitação e reconhecimento possibilitando assim espaço para planejamento de ações conjuntas. No que tange aos alunos inclusive nos chamam de professor e nos pedem permissão para certas situações que anteriormente era solicitada somente ao professor supervisor, denotando dessa forma a aproximação fundamental no processo de aprendizagem. Cabe salientar que a construção da relação vinculante com os alunos passou por um processo de resistência e aproximação e que para nós apesar da dificuldade, foi fundamental para problematizar nossa atuação como bolsistas de iniciação à docência. Consideramos que a vivencia no PIBID qualifica e reforça a formação na medida em que compartilhamos com o professor supervisor o aprendizado do trabalho docente e discutimos nas reuniões situações vivenciadas na escola. Esse diálogo fortaleceu tanto nossa compreensão da docência como nos ensinou que não basta saber os conteúdos específicos da disciplina, mas é fundamental aprender/saber conviver na escola com alunos/as e professores/as em uma relação de colaboração, no sentido de qualificar a relação entre professores/as e alunos/as objetivando a aprendizagem significativa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | : formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | relação do vínculo | - |
Palavras-chave: dc.subject | iniciação à docência | - |
Título: dc.title | PROCESSO DE INSERÇÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/UFPR/EDUCAÇÃO FÍSICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: