RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS: UMA CONVERSA SOBRE PLURALIDADE CULTURAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAna Mendonça-
Autor(es): dc.creatorNathan da Silva-
Autor(es): dc.creatorShirley Balastrelli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:08:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:08:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91436-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91436-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho busca expor a atuação dos residentes pedagógicos do Colégio Estadual Professor Vicente de Carli, localizado em Francisco Beltrão/PR, por meio de uma roda de conversa entre os residentes e os alunos do terceiro ano do turno matutino. Para desenvolver a prática, demandou-se tempo e estudo. Uma vez que, a escola possui defasagem – segundo observação dos residentes - no que norteia o respeito e a harmonia entre os sujeitos que compõe o espaço escolar. A necessidade de se trabalhar esse tema com os alunos do ensino médio, deu-se por meio das observações relativas às manifestações de bullying entre professores e alunos nas aulas observadas. Além disso, tal problemática pode ser vinculada ao conceito transversal pluralidade cultural, que inclusive é de competência da Geografia. Utilizou-se autores que conversam com a problemática do respeito, além de toda a atividade ser pautada nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s, os quais apresentam a temática como componente do currículo da educação básica. Cabe também, a essa atuação dos residentes, despertar a afeição dos alunos em refletir sobre atitudes do cotidiano, para que assim possam entender a importância do respeito no convívio em sociedade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia. Currículo. Pluralidade Cultural.-
Título: dc.titleRESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS: UMA CONVERSA SOBRE PLURALIDADE CULTURAL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.