
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ana Mendonça | - |
| Autor(es): dc.creator | Nathan da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Shirley Balastrelli | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:08:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:08:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91436 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91436 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho busca expor a atuação dos residentes pedagógicos do Colégio Estadual Professor Vicente de Carli, localizado em Francisco Beltrão/PR, por meio de uma roda de conversa entre os residentes e os alunos do terceiro ano do turno matutino. Para desenvolver a prática, demandou-se tempo e estudo. Uma vez que, a escola possui defasagem – segundo observação dos residentes - no que norteia o respeito e a harmonia entre os sujeitos que compõe o espaço escolar. A necessidade de se trabalhar esse tema com os alunos do ensino médio, deu-se por meio das observações relativas às manifestações de bullying entre professores e alunos nas aulas observadas. Além disso, tal problemática pode ser vinculada ao conceito transversal pluralidade cultural, que inclusive é de competência da Geografia. Utilizou-se autores que conversam com a problemática do respeito, além de toda a atividade ser pautada nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s, os quais apresentam a temática como componente do currículo da educação básica. Cabe também, a essa atuação dos residentes, despertar a afeição dos alunos em refletir sobre atitudes do cotidiano, para que assim possam entender a importância do respeito no convívio em sociedade. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia. Currículo. Pluralidade Cultural. | - |
| Título: dc.title | RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS: UMA CONVERSA SOBRE PLURALIDADE CULTURAL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: