SÍMBOLOS E APOLOGIA AO NAZISMO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID

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Autor(es): dc.creatorNathan Lermen-
Autor(es): dc.creatorBianca Vargas-
Autor(es): dc.creatorFilipe Mariani-
Autor(es): dc.creatorLays Oleniuk-
Autor(es): dc.creatorMaria Zadra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-03T20:00:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-03T20:00:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91435-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91435-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho visa apresentar um relato de experiência dos integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus Santa Cruz, Guarapuava-PR, os quais estão inseridos no subprojeto História com ênfase no eixo temático da Educação Histórica. A ideia para elaboração desta comunicação surgiu devido a um fato ocorrido com os pibidianos durante a realização de uma das atividades do programa. A pedido dos acadêmicos, os alunos desenharam o que eles entendiam por uma “pessoa bonita”, com isso pretendeu-se iniciar uma discussão acerca de padrões de beleza e posteriormente desconstruir algumas ideias preconceituosas sobre o tema. Um dos desenhos, porém, continha a representação de uma figura política protuberante no cenário brasileiro atual, com suásticas nazistas desenhadas em seus olhos. O desenho deixou os pibidianos inquietos, os quais foram atrás de maneiras para problematizar o caso junto a esses alunos. A possibilidade vislumbrada pelos participantes do programa após diversas discussões, foi trabalhar a ideia de símbolos e suas representações, apresentando o conceito e exibindo exemplos. Uma atividade foi realizada logo em seguida com o propósito de identificar o discernimento dos alunos sobre os mais diversos símbolos e suas características. Por fim, a atividade acabou demonstrando a falta de conhecimento sobre o significado da suástica nazista, incluindo do próprio autor do desenho. Neste sentido, o presente trabalho emprega a metodologia dos pressupostos da pesquisa qualitativa sob o mecanismo de análise denominado por estudo de caso, e o amparo historiográfico em estudos de Arendt (1999) e antropológico de Dias (2012). Ele objetiva abordar e problematizar acerca dos discursos de ódio e a maneira como estes são refletidos na educação, e principalmente explanar o fato ocorrido, apontando os desdobramentos de uma atividade realizada com estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Rui Barbosa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectrelato de experiência-
Palavras-chave: dc.subjectapologia ao nazismo.-
Título: dc.titleSÍMBOLOS E APOLOGIA AO NAZISMO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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