Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Nathan Lermen | - |
Autor(es): dc.creator | Bianca Vargas | - |
Autor(es): dc.creator | Filipe Mariani | - |
Autor(es): dc.creator | Lays Oleniuk | - |
Autor(es): dc.creator | Maria Zadra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-03T20:00:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-03T20:00:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91435 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91435 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho visa apresentar um relato de experiência dos integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus Santa Cruz, Guarapuava-PR, os quais estão inseridos no subprojeto História com ênfase no eixo temático da Educação Histórica. A ideia para elaboração desta comunicação surgiu devido a um fato ocorrido com os pibidianos durante a realização de uma das atividades do programa. A pedido dos acadêmicos, os alunos desenharam o que eles entendiam por uma “pessoa bonita”, com isso pretendeu-se iniciar uma discussão acerca de padrões de beleza e posteriormente desconstruir algumas ideias preconceituosas sobre o tema. Um dos desenhos, porém, continha a representação de uma figura política protuberante no cenário brasileiro atual, com suásticas nazistas desenhadas em seus olhos. O desenho deixou os pibidianos inquietos, os quais foram atrás de maneiras para problematizar o caso junto a esses alunos. A possibilidade vislumbrada pelos participantes do programa após diversas discussões, foi trabalhar a ideia de símbolos e suas representações, apresentando o conceito e exibindo exemplos. Uma atividade foi realizada logo em seguida com o propósito de identificar o discernimento dos alunos sobre os mais diversos símbolos e suas características. Por fim, a atividade acabou demonstrando a falta de conhecimento sobre o significado da suástica nazista, incluindo do próprio autor do desenho. Neste sentido, o presente trabalho emprega a metodologia dos pressupostos da pesquisa qualitativa sob o mecanismo de análise denominado por estudo de caso, e o amparo historiográfico em estudos de Arendt (1999) e antropológico de Dias (2012). Ele objetiva abordar e problematizar acerca dos discursos de ódio e a maneira como estes são refletidos na educação, e principalmente explanar o fato ocorrido, apontando os desdobramentos de uma atividade realizada com estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Rui Barbosa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
Palavras-chave: dc.subject | relato de experiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | apologia ao nazismo. | - |
Título: dc.title | SÍMBOLOS E APOLOGIA AO NAZISMO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: