
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gabrielly Michalsky Batista | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:50:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:50:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91433 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91433 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho relata a aplicação de um projeto desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O projeto foi desenvolvido e aplicado em um colégio estadual da região de Curitiba, com alunos de duas turmas do segundo ano do ensino médio. O objetivo do trabalho foi mostrar a importância da química em uma situação de sobrevivência e como ela faz diferença no cotidiano dos estudantes. Dessa maneira, buscando aproximar o aluno da ciência e facilitando a visualização da química no dia a dia, foi preciso que os alunos envolvidos utilizassem os conhecimentos químicos adquiridos em sala de aula em um jogo de tabuleiro gigante, onde os estudantes eram as peças, fugindo do jogo de tabuleiro tradicional, com a simulação de um apocalipse zumbi, abordando experimentos de produção de energia e filtração de água, por exemplo. Os estudantes deveriam realizar as atividades propostas em cada casa do tabuleiro para poder prosseguir, sendo a realização de um experimento, recolhimento de materiais ou alimentos e responder à perguntas sobre conceitos de química. As turmas, que foram divididas em grupos, se mostraram dedicadas em realizar as atividades e tiveram um bom desempenho na experimentação. Conclui-se que a proposta pode ser muito bem empregada para alunos do ensino médio, com algumas alterações para facilitar a aplicação dependendo do ambiente utilizado. Defende-se a grande importância de aplicar atividades lúdicas para os estudantes de nível médio que facilitem a compreensão de conceitos químicos e ajudem a desenvolver o pensamento científico dos estudantes. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química, conhecimentos químicos, jogos no ensino de química. | - |
| Título: dc.title | APOCALIPSE ZUMBI: UMA PROPOSTA LÚDICA DE SOBREVIVÊNCIA UTILIZANDO OS CONHECIMENTOS QUÍMICOS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: