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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | Gesieli Prado Cardoso da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Mayara de Biassio | - |
Autor(es): dc.creator | Rômulo Strapação Heine | - |
Autor(es): dc.creator | Olga Bagatin | - |
Autor(es): dc.creator | MARCELO LAMBACH | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:36:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:36:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91431 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91431 | - |
Descrição: dc.description | A preocupação com metodologias e estratégias diferenciadas, de maneira a atingir maior quantidade de alunos de forma mais qualitativa, vem se destacando nos últimos anos. Isto está vinculado à dificuldade que os alunos encontram ao estudar química e aos obstáculos que professores se deparam ao ensinar ciências. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo utilizar a ciência forense para o ensino de química orgânica. As atividades foram desenvolvidas pelos alunos de graduação em Licenciatura em química da UTFPR Curitiba, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e aplicado no Colégio Estadual Professor Francisco Zardo em Curitiba. Num primeiro momento foi entregue aos alunos um questionário para verificar o interesse deles em participar da atividade, sendo esta baseada na série para televisão “CSI” e no jogo Escape 60. Participaram da atividade 20 alunos, os quais foram divididos em 4 grupos de 5 pessoas, sendo que cada membro do grupo tinha uma função na investigação, no intervalo de 20 minutos para resolver o crime. O cenário foi baseado em um suicídio, em que a vítima foi morta pela ingestão de uma substância química em excesso, juntamente com bebida alcoólica em que os participantes tiveram de determinar qual era a substância. Para isso, era necessário que os alunos desvendassem enigmas para ter acesso aos procedimentos analíticos, no caso o funcionamento de um bafômetro. Ao final da atividade, cada grupo de alunos relatou quais estratégias utilizou para resolver os enigmas e que conhecimentos químicos foram empregados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química Forense | - |
Palavras-chave: dc.subject | CSI | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
Título: dc.title | A QUÍMICA FORENSE NO ENSINO DE QUÍMICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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