A QUÍMICA FORENSE NO ENSINO DE QUÍMICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Autor(es): dc.creatorGesieli Prado Cardoso da Silva-
Autor(es): dc.creatorMayara de Biassio-
Autor(es): dc.creatorRômulo Strapação Heine-
Autor(es): dc.creatorOlga Bagatin-
Autor(es): dc.creatorMARCELO LAMBACH-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:36:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:36:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91431-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91431-
Descrição: dc.descriptionA preocupação com metodologias e estratégias diferenciadas, de maneira a atingir maior quantidade de alunos de forma mais qualitativa, vem se destacando nos últimos anos. Isto está vinculado à dificuldade que os alunos encontram ao estudar química e aos obstáculos que professores se deparam ao ensinar ciências. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo utilizar a ciência forense para o ensino de química orgânica. As atividades foram desenvolvidas pelos alunos de graduação em Licenciatura em química da UTFPR Curitiba, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e aplicado no Colégio Estadual Professor Francisco Zardo em Curitiba. Num primeiro momento foi entregue aos alunos um questionário para verificar o interesse deles em participar da atividade, sendo esta baseada na série para televisão “CSI” e no jogo Escape 60. Participaram da atividade 20 alunos, os quais foram divididos em 4 grupos de 5 pessoas, sendo que cada membro do grupo tinha uma função na investigação, no intervalo de 20 minutos para resolver o crime. O cenário foi baseado em um suicídio, em que a vítima foi morta pela ingestão de uma substância química em excesso, juntamente com bebida alcoólica em que os participantes tiveram de determinar qual era a substância. Para isso, era necessário que os alunos desvendassem enigmas para ter acesso aos procedimentos analíticos, no caso o funcionamento de um bafômetro. Ao final da atividade, cada grupo de alunos relatou quais estratégias utilizou para resolver os enigmas e que conhecimentos químicos foram empregados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica Forense-
Palavras-chave: dc.subjectCSI-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Título: dc.titleA QUÍMICA FORENSE NO ENSINO DE QUÍMICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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